Concepções acerca da profissão na visão de licenciandos em Pedagogia: refletindo sobre a valorização e a idealização da docência

Autores

  • Rozemara Cabral Mendes de Carvalho
  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2013.v6.n1.a60

Palavras-chave:

Profissão Docente. Desvalorização. Idealização. Identidade Profissional.

Resumo

Reconhecendo que o professor ao ensinar, coloca-se, não apenas como profissional, mas também como pessoa, parece necessário conhecer a subjetividade daqueles que estão regendo o processo de ensino. Assim, o presente trabalho tem o objetivo de analisar as concepções acerca da profissão docente, com ênfase na percepção da valorização e na idealização profissional, e como estas se configuram dentro do processo de construção da identidade dos professores. A análise é fruto de uma pesquisa realizada em 2010 junto a licenciandos de um curso de Pedagogia. Observou-se que na concepção dos sujeitos de pesquisa a profissão docente é percebida como uma atividade de baixo status e desvalorizada, bem como se identificou uma tendência a idealização, já que descreverem a profissão como um sacerdócio. A análise dos dados aponta para necessidade de políticas públicas que valorizem a profissão docente.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rozemara Cabral Mendes de Carvalho

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon

Downloads

Publicado

2013-07-05

Como Citar

Carvalho, R. C. M. de, & Chamon, E. M. Q. de O. (2013). Concepções acerca da profissão na visão de licenciandos em Pedagogia: refletindo sobre a valorização e a idealização da docência. Revista Ciências Humanas, 6(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2013.v6.n1.a60

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)