https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/issue/feed Revista Ciências Humanas 2021-02-11T21:23:19-03:00 RCH UNITAU editorial@rchunitau.com.br Open Journal Systems <div class="additional_content"> <p>A <strong>Revista Ciências Humanas</strong> (e-ISSN 2179-1120) é um periódico online de natureza interdisciplinar que, a partir de 2021, adotou o sistema de publicação contínua de artigos, para divulgar produções originais, textos inéditos provenientes de pesquisa de campo ou bibliográfica, ensaios, relatos de experiências e entrevistas, publicadas em fluxo contínuo ou dossiês temáticos. Foi criada em 2008 e é gerida pelos programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais e de Educação Profissional da Universidade de Taubaté (SP).</p> <p>Está disponível para colaboradores nacionais e estrangeiros, possui conselho editorial cujos membros pertencem a diversas instituições e regiões do país, além de consultores internacionais.</p> </div> https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/665 O MOVIMENTO DE MULHERES NO RS E SUA PARTICIPAÇÃO NA FORMAÇÃO DA AGENDA GOVERNAMENTAL 2021-02-11T21:23:19-03:00 Maria Emilia Guerreiro Oliveira emiliaguerreiro@yahoo.com.br Silvia Virginia Coutinho areosa sareosa@unisc.br Cláudia Tirelli ctirelli@unisc.br <p>Este artigo tem como objetivo discutir como o ativismo promovido pelos movimentos de mulheres no Estado do Rio Grande do Sul (RS) influenciou no processo de formação da agenda governamental do candidato Tarso Genro, no contexto pré-eleitoral e eleitoral de 2009 e 2010. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa documental e da realização de entrevistas semiestruturadas com integrantes da Coordenação de Campanha do candidato e com doze militantes dos movimentos de mulheres. Evidenciou-se que a participação dessas militantes foi fundamental para que a pauta de gênero fosse incorporada à agenda governamental do então candidato a governador. A atuação das militantes nesse período possibilitou que, após a vitória do candidato Tarso Genro, as demandas dos movimentos de mulheres fossem incorporadas aos processos de formulação e implementação de políticas públicas e ocorresse a criação de uma estrutura governamental específica para desenvolver essas políticas, a Secretaria de Políticas para as Mulheres.</p> 2021-03-11T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Ciências Humanas https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/669 SOBERANIA ALIMENTAR 2021-02-11T21:22:24-03:00 Raul Miranda raul.almiranda@gmail.com <p>O direito básico à alimentação é historicamente negado a grande parte da humanidade. Sua garantia depende de um forte enfrentamento às práticas e discursos dos agentes dominantes do sistema agroalimentar capitalista. Esse processo contra-hegemônico vem ocorrendo no terreno da luta de classes e é protagonizado pelos movimentos sociais que levantam a bandeira da soberania alimentar. Essa bandeira, além de garantir a segurança alimentar, proporciona o acúmulo de forças na luta pelos direitos humanos em sua totalidade. A atuação dos povos latino-americanos tem mostrado o poder da agroecologia como um importante instrumento dessa luta, ao possibilitar a condição digna de camponês autônomo diante da expropriação do capital.</p> 2021-03-19T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Ciências Humanas https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/623 OS BENEFÍCIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO MONITORAMENTO DE MÍDIAS SOCIAIS 2020-08-31T21:29:51-03:00 Kaique dos Santos Oliveira kaique.oliveira@icloud.com <p>O presente estudo busca apresentar a inteligência artificial (IA) como uma alternativa para agilizar o trabalho de monitoramento dos dados nas mídias sociais. Com o crescente volume de informações gerada pelo usuário, a área ganha mais importância a cada ano e precisa evoluir de acordo com as novas tecnologias disponíveis no mercado. Para isso, foi realizada pesquisa com abordagem qualitativa e revisão bibliográfica sobre o cenário da internet no Brasil, no contexto das mídias sociais e monitoramento, seguida de conceitualização da inteligência artificial nas visões de Norvig (2013) e Lima (2014). Passa-se, então, para o entendimento de algumas áreas dessa ciência e os caminhos para solucionar o problema apresentado. Como resultado, o estudo aponta para a possível utilização das soluções de IA dentro de cada etapa do processo de monitoramento, como polarização, tagueamento e análise de conteúdos em fotos e vídeos. Apresenta também a utilização da inteligência artificial nos três momentos principais do monitoramento das mídias sociais: antes, com o planejamento das ações e análise de concorrência; durante, com o foco no atendimento ao consumidor e identificação de oportunidades de negócio; e, depois, com a geração e análise de relatórios. A utilização desta tecnologia tem como propósito tornar mais rápido e eficiente a estruturação de dados e a tomada de decisão do usuário. A pesquisa traz da IA assuntos como o processo de aprendizagem de máquina, utilização de redes neurais artificiais e deep learning.</p> 2021-03-22T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Ciências Humanas https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/594 AN OVERVIEW ON WELL-BEING THEORIES AND THE ROLE OF INDIVIDUAL RESPONSIBILITY 2020-06-05T12:37:24-03:00 Pedro Henrique de Morais Campetti pedro_campetti@yahoo.com.br <p>This paper aims to make a theoretical review on the main approaches to Well-being and also introduce the subject of Responsibility as an element to be considered in this discussion. Thus, three theories of well-being are presented: the Mainstream Economics, the Happiness Economics and The Capability Approach. Each of them provides considerations about what matters for people’s life and social development. However, none of them contemplates individual responsibility as a relevant component for development. And only The Capability Approach takes account of responsibility, but without furthering the subject. In this sense, the theme of responsibility is defended as having an important role for development and well-being, and could be incorporated by The Capability Approach.</p> 2021-01-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Ciências Humanas https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/628 DIÁLOGOS SOBRE A DOCÊNCIA EM PSICOLOGIA NO ÂMBITO DA LICENCIATURA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 2020-06-04T17:54:05-03:00 Diôgo Fagundes Pereira diogofagundes.psi@gmail.com <p>O presente estudo discutiu a trajetória da formação de professores de psicologia no âmbito da licenciatura, desde a Lei 4119/62 que regulamentou os cursos para esse propósito, até as últimas Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN’s. Problematizou a maneira que a formação de professor de psicologia vem sendo construída no Estado do Rio de Janeiro, bem como suas políticas públicas e ofertas da modalidade da licenciatura. Sua estratégia metodológica foi a análise de documentos na área da psicologia, considerados importantes para esse percurso e os currículos ofertados atualmente. Nesta linda do tempo foram analisados 35 documentos governamentais e de entidades representativas, selecionados pela relevância de contribuição no estudo, sendo a lei que regulamenta a profissão de psicologia no país, todas as Diretrizes Curriculares Nacionais existentes e 31 currículos das IES que ofertam o curso no estado. Neste percurso, percebe-se ainda semelhanças do lugar atual da licenciatura, com toda a luta histórica da formação de professor, ainda sendo um lugar secundário na organização das disciplinas em detrimento do bacharelado, seguido da pouca oferta. Ainda é presente a luta pela construção da identidade desse profissional, até no entendimento de seu campo de atuação. Sinalizando a necessidade de voltar atenção para o lugar das pesquisas sobre a licenciatura, seu campo de saber e entrelaçamento com as questões didáticas e metodológicas, buscando além de reconhecer o saber e a profissão do professor, refletirmos sobre a licenciatura da psicologia com área que vem a contribuir enormemente, com o atendimento das necessidades brasileiras</p> 2021-01-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Ciências Humanas https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/613 HORTAS PEDAGÓGICAS: ANÁLISE DE ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS E CONGRESSOS 2020-04-09T16:16:07-03:00 Lilian Pereira Cruz lcruz.med@gmail.com Alyne Franco Brandão Belizário alynebrandao@yahoo.com.br Virginia Vieira Santos Silva virstos04@gmail.com Giovanna Lins giovannabritolins@gmail.com Marcos Roberto Furlan furlanagro@gmail.com <p align="justify"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;"><span style="font-size: medium;">Foi realizado levantamento de artigos científicos que abordam pesquisas com foco no desenvolvimento de hortas escolares e com o objetivo principal de analisar sua contribuição pedagógica. Para a realização deste mapeamento, foram consultados artigos publicados em congressos e nos seguintes periódicos: Revista Brasileira de Agroecologia, Revista Pesquisa em Educação Ambiental; Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental; Investigações em Educação e Ciências; Ciência e Educação; Revista Eletrônica de Extensão; Revista Educação Ambiental em Ação; Revista Eletrônica do Mestrado Profissional Ensino, Saúde e Ambiente; Ensino, Saúde e Ambiente e Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, a partir do uso das barras de pesquisa pelo período de 2013 a 2018 em conjunto com os unitermos “horta escolar”, “educação alimentar” e “educação nutricional”. Baseado nas respectivas leituras, os trabalhos destacam a relevância da inserção da horta no ambiente escolar, pois esta possibilita o desenvolvimento de diversas atividades pedagógicas, unindo teoria e prática de forma contextualizada, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e estreitando relações por meio da promoção do trabalho coletivo entre os agentes sociais envolvidos.</span></span></span></p> 2021-01-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Ciências Humanas https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/672 CIDADES SAUDÁVEIS E SUSTENTÁVEIS 2020-11-16T18:44:25-03:00 André Luiz Pereira Spinieli spinieliandre@gmail.com Letícia de Paula Souza lepaulasouza@gmail.com <p>O desenvolvimento das cidades fez com que a estrutura urbana se tornasse apta a configurar espaços de exclusões, desigualdades e desprezos ao bem-estar e à qualidade de vida de seus habitantes. Têm-se buscado medidas práticas que objetivem garantir o direito ao ambiente urbano saudável, equilibrado e acessível, sobretudo para os grupos vulneráveis, dentre os quais destacamos as pessoas com deficiência, que são vítimas dos problemas de inacessibilidade e exclusão socioespacial. Adotando-se o método dedutivo, a partir de uma abordagem descritiva e documental de direitos humanos e urbanismo, este trabalho tem como finalidade apresentar criticamente o novo modelo de cidade sustentável e saudável, bem como sua proposta de inversão da lógica de exclusão das pessoas com deficiência, que, atingidas pela ausência de infraestrutura urbana adequada, têm seus direitos humanos violados. Por meio dos novos meios de se pensar o urbanismo, entende-se que as cidades saudáveis e sustentáveis se encontram em constante vínculo com o direito à acessibilidade urbana para pessoas com deficiência. Como direito instrumental, essa categoria permite que a cidade seja usufruída por todos em tom de igualdade, assim como abre vias para que seja utilizada como meio para a realização da inclusão social e do direito à cidade.</p> 2021-02-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Ciências Humanas https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/655 PERSPECTIVAS, HÁBITOS E FUNCIONALIDADE DE IDOSOS EM DOIS ESPAÇOS DE INCLUSÃO SOCIAL 2020-08-25T17:53:43-03:00 Rosvita Beatriz Ullmann Marcon rosi.marcon10@hotmail.com Marcello Ávila Mascarenhas mmasca2012@gmail.com Cleber Gibbon Ratto rattocleber@gmail.com <p>Este estudo teve como objetivo analisar, de forma comparativa, dois projetos sociais com pessoas idosas em situação de boa funcionalidade, observando hábitos de vida, funcionalidade social e familiar, perspectivas de vida e futuro, em um clube social e em uma ONG, localizados na cidade de Porto Alegre, RS. Os dados foram analisados por método descritivo, tendo sido uma pesquisa transversal e exploratória, de junho a setembro de 2019. Foi aplicado um questionário objetivo com múltiplas escolhas, que consistiu em 15 perguntas. Participaram 15 pessoas idosas de cada instituição, com idades a partir de 60 anos. A pesquisa beneficiou os idosos, abordando amplitude de questões nas quais estes estão inseridos. Os idosos reconheceram que costumam se moldar às disponibilidades dos contextos sociais, sem questionar. Puderam absorver novos conhecimentos sobre o que os envolve e se deram conta de que as instituições favorecem em sua qualidade de vida, e que é imprescindível que haja multidisciplinaridade para que consigam suprir suas necessidades na íntegra.</p> 2021-02-18T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Ciências Humanas https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/677 “PARA NUNCA ESQUECER” 2020-12-21T20:29:30-03:00 Tiago Dionisio da Silva tiago_dionisio@hotmail.com.br Nilcelio Sacramento de Sousa nilsousa79@gmail.com Adenir Carvalho Rodrigues adcfilos79@hotmail.com <p>Discutir a questão dos direitos humanos no atual contexto é tarefa urgente que se impõe à escola, espaçotempo que, ao mesmo tempo em que materializa problemas existentes na sociedade, tem a possibilidade de contextualizá-los, construir críticas e mudanças sociais. Esse artigo se propõe a refletir sobre uma experiência de educação em Direitos Humanos vivenciada em uma escola estadual localizada na Baixada Fluminense. A experiência originou-se de iniciativa da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ) para toda rede estadual e materializou-se em um processo de construção de autonomia tanto da escola, que elaborou sua proposta, quanto dos(as) estudantes, que participaram de todo o processo. Trata-se, assim, de uma reflexão sobre a potência das oficinas pedagógicas realizadas a partir de eixos ancorados no cotidiano da escola e negociados com os(as) estudantes. A experiência com as oficinas pedagógicas possibilitou a construção de tessituras de reflexões sobre a (re)produção dos estigmas sociais que rebatem no espaço escolar e sobre a urgência de se (re)pensar o currículo escolar na tentativa de desmistificar a naturalização e normatização da negação dos Direitos Humanos, discriminação e preconceitos.</p> 2021-03-09T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Ciências Humanas https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/article/view/716 REVISTA CIENCIAS HUMANAS 2021-01-25T11:24:52-03:00 Alexandra Magna Rodrigues alexandramagnarodrigues@gmail.com 2021-01-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2021 Revista Ciências Humanas