Avaliação Sistêmica: um caminho para a qualidade na educação?

Autores

  • Alessandro Messias Moreira
  • Maria Angela Boccara de Paula
  • Edna Maria Querido de Oliveira Chamon

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2011.v4.n1.a2

Palavras-chave:

IDEB, PROEB, Avaliação Sistêmica, Qualidade na Educação

Resumo

Reconhecendo a importância das avaliações sistêmicas como oportunidade de rever caminhos para a oferta de uma educação de qualidade que atenda as peculiaridades dos educandos, o presente trabalho tem o objetivo de analisar e discutir os resultados obtidos pelos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF), da rede pública de ensino de 28 municípios jurisdicionados a Superintendência Regional de Ensino de Varginha, através de dois instrumentos, os resultados do IDEB, nos anos de 2007 e 2009 e do PROEB – anos de 2009 e 2010, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática. Foi evidenciado avanço nos resultados e um crescimento positivo nesses municípios.

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Publicado

2012-09-23

Como Citar

Moreira, A. M., Paula, M. A. B. de, & Chamon, E. M. Q. de O. (2012). Avaliação Sistêmica: um caminho para a qualidade na educação?. Revista Ciências Humanas, 4(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2011.v4.n1.a2

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