Contextos indígenas como fator de desenvolvimento bioecológico de seus membros: relato de experiência

Autores

  • Nilsen Aparecida Vieira Marcondes
  • Maria Aparecida Campos Diniz de Castro
  • Marluce Auxiliadora Borges Glaus Leão

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2013.v6.n2.a97

Palavras-chave:

Teoria Bioecológica, Contextos Indígenas, Desenvolvimento Humano

Resumo

Considera-se que o contexto tem papel predominante no desenvolvimento humano de forma a influenciar e ser influenciado pelas características da pessoa desenvolvente. Objetiva-se com este artigo refletir sobre a importância dos contextos indígenas como contributo para o desenvolvimento bioecológico de seus membros. Quanto à metodologia utilizada, trata-se de um estudo básico, qualitativo e descritivo, caracterizado como relato de experiência. Para ilustrar esta construção teórica, optou-se por observar, de forma totalmente livre e em ambiente natural, por 18 horas distribuídas em dois dias seguidos de nove horas, o comportamento de uma tribo indígena no estado do Amazonas. A socialização dessa experiência, refletida e criticada à luz da Teoria Bioecológica de Bronfenbrenner e da bibliografia consulta, aponta como resultado que centrar discussões em torno dos mais diversos contextos como importante fator de desenvolvimento humano, contribui para resignificar as ações de todos aqueles que buscam gerar e atualizar conhecimentos a respeito das Teorias que focam o desenvolvimento humano nas suas mais diferenciadas nuances. Portanto, conclui-se que a Teoria Bioecológica potencializa o alcance dos resultados satisfatórios das pesquisas que se propõem estudar e analisar o desenvolvimento-no-contexto.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2014-02-04

Como Citar

Marcondes, N. A. V., Castro, M. A. C. D. de, & Leão, M. A. B. G. (2014). Contextos indígenas como fator de desenvolvimento bioecológico de seus membros: relato de experiência. Revista Ciências Humanas, 6(2). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2013.v6.n2.a97

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)