RESILIÊNCIA E EDUCAÇÃO: Um Panorama dos Estudos Brasileiros

Autores

  • Rosana Salles Raymundo Docente do SENAC/Taubaté, Brasil
  • Marluce Auxiliadora Borges Glaus Leão Universidade de Taubaté, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2014.v7.n2.a158

Palavras-chave:

Resiliência psicológica. Contexto Escolar. Formação docente.

Resumo

Resumo

 

Este estudo teve como objetivo conhecer as publicações científicas brasileiras sobre o constructo resiliência no contexto educacional, por meio de um levantamento bibliográfico, no período de 2000 a 2014. Utilizou para identificação das produções sobre o assunto, as palavras-chaves, em separado: “resiliência e educação”, “resiliência e docentes”, “resiliência e professores” em quatro bases de dados: Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS); Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Scholar Google (Google Acadêmico). Foram encontradas vinte e três publicações, entre artigos e teses. A análise do material apontou que as produções abrangem três perspectivas temáticas: Resiliência em docentes da educação básica e do Ensino Superior; Resiliência em alunos, crianças e adolescentes de escolas públicas e Resiliência e fatores educacionais. A compreensão de resiliência adotada nos estudos tendeu mais à sua visão enquanto capacidade que se desenvolve durante o ciclo de vida, estimulada pelas interações entre as pessoas e os diversos ambientes em que transitam.  Indica a importância desse tema para a educação, visto que as práticas no contexto escolar são influenciadas pelos aspectos de resiliência das pessoas que, por sua vez, influenciam o enfrentamento das adversidades para uma adaptação positiva de toda a comunidade escolar.

Palavras chave: Resiliência psicológica. Contexto Escolar. Formação docente.

 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosana Salles Raymundo, Docente do SENAC/Taubaté, Brasil

Rosana Salles RaymundoPedagoga, mestranda do Programa dem Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais.

Marluce Auxiliadora Borges Glaus Leão, Universidade de Taubaté, Brasil

Marluce Auxiliadora Borges Glaus Leão Psicóloga, com mestrado e doutorado em Ciências Médicas, na área de saúde mental, pela Universidade Estadual de Campinas. Atua como docente da Universidade de Taubaté (Taubaté/SP), no Curso de Psicologia; na pós-graduação junto ao Programa de Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais.

Downloads

Publicado

2014-12-23

Como Citar

Raymundo, R. S., & Leão, M. A. B. G. (2014). RESILIÊNCIA E EDUCAÇÃO: Um Panorama dos Estudos Brasileiros. Revista Ciências Humanas, 7(2), 23. https://doi.org/10.32813/2179-1120.2014.v7.n2.a158

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)