O USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS E FLIPPED CLASSRROM EM UMA DISCIPLINA NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n2.a556

Palavras-chave:

Mestrado Profissional em Educação, Estratégias Metodológicas, Plataformas Digitais.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar as estratégias metodológicas utilizadas na disciplina obrigatória “Escola, Currículo e Diversidade” do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté nos anos de 2017 e 2018, a partir de seu desenho curricular, estabelecendo uma análise com a avaliação final da disciplina. Esse estudo retrata a participação de 66 mestrandos, sendo 45 no ano de 2017, distribuídos em duas turmas, uma com 21 alunos e outra com 24, e 21 alunos no ano de 2018. A disciplina, composta por 15 semanas de aulas, teve seu material preparatório disponibilizado em duas plataformas digitais distintas: Google Drive no ano de 2017 e Rede Social Cuboz no ano de 2018. Todas as aulas se organizaram a partir da Flipped Classroom, por meio da qual os mestrandos deveriam ler os textos e demais materiais recomendados, responder as questões de um formulário eletrônico e envia-lo antes da aula. As aulas aconteceram a partir do uso de metodologias participativas, por meio das quais os mestrandos puderam compartilhar dúvidas, aprendizagens e construir conhecimento. Os dados aqui apontados demonstram que a organização curricular e a diversificação metodológica contribuem para: (i) a organização do trabalho, (ii) o desenvolvimento da autonomia de estudos para mestrandos iniciantes, (iii) a interação e participação do grupo quanto às temáticas propostas; (iv) a análise dos assuntos e sua correlação com os temas de pesquisa.

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Biografia do Autor

Mariana de Souza, UNITAU / UNIS

Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais

Juliana Bussolotti, UNITAU

É docente do Mestrado em Desenvolvimento Humano e do Mestrado em Educação da Universidade de Taubaté.

Suzana Ribeiro, UFMS

É docente do Mestrado em Desenvolvimento Humano e do Mestrado em Educação da Universidade de Taubaté.

Virgínia Mara da Cunha, UNITAU

É docente do Mestrado em Desenvolvimento Humano e do Mestrado em Educação da Universidade de Taubaté.

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Publicado

2019-08-31

Como Citar

de Souza, M., Bussolotti, J., Ribeiro, S., & da Cunha, V. M. (2019). O USO DE PLATAFORMAS DIGITAIS E FLIPPED CLASSRROM EM UMA DISCIPLINA NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO. Revista Ciências Humanas, 12(2), 189-207. https://doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n2.a556