SOCIEDADE, SUICÍDIO E ESCOLA:

REFLEXÕES NECESSÁRIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2023.v16.n1.a991

Palavras-chave:

Suicídio, Prevenção, Saúde Pública, Políticas Públicas, Escola

Resumo

Discute-se neste artigo o suicídio como produto social, ultrapassando análises reducionistas vinculadas a questões meramente fisiológicas e emocionais. Considerado um grave problema de saúde pública, o suicídio ocupa hoje a segunda principal causa de mortes de adolescentes e jovens no mundo, o que requer a urgência de serviços e de políticas públicas para enfrentá-lo, além de esforços do conjunto da sociedade para responder a esse fenômeno que tem preocupado setores da sociedade, instituições e pesquisadores em geral. Para a construção deste artigo utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental com emprego da revisão integrativa, com o objetivo de sistematizar e analisar textos que versam sobre a temática. Como forma de delimitar o tema e identificar sua aproximação com a realidade escolar, uma vez que esse lócus concentra um público de alto risco ao suicídio, buscou-se levantar como o suicídio tem sido abordado nas escolas. Na processualidade analítica, discutem-se os reflexos da sociedade na ocorrência desse fenômeno e o lugar e os desafios da saúde mental no tocante ao suicídio, além da necessidade de proposituras políticas que tratem do fenômeno como uma necessidade premente ao momento contemporâneo.

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Biografia do Autor

Angela Michele Suave, Universidade de Taubaté

Universidade de Taubaté

Ana Paula Lemos Oliveira, Universidade de Taubaté

Mestrado Profissional em Educação. Universidade de Taubaté

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Publicado

2023-08-01

Como Citar

Suave, A. M., Faermann, L. A. ., Oliveira, A. P. L., & Ribeiro, D. I. (2023). SOCIEDADE, SUICÍDIO E ESCOLA: : REFLEXÕES NECESSÁRIAS. Revista Ciências Humanas, 16(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2023.v16.n1.a991

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