IMPACTOS SOCIAIS NA VIDA DE CRIANÇAS E DE ADOLESCENTES QUE PRESENCIAM VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA SUAS MÃES

Autores

  • Lindamar Alves FAERMANN Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Fabiana Andréia Silva

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2014.v7.n2.a163

Palavras-chave:

Criança e adolescente. Violência doméstica. Impactos sociais.

Resumo

A discussão expressa neste artigo é resultado de estudos bibliográficos e de uma pesquisa documental realizada em uma instituição que atende crianças e adolescentes em situação de risco e de vulnerabilidade social, localizada na cidade de Tremembé, interior de São Paulo. Objetivou-se, por meio deste estudo, conhecer o perfil socioeconômico das crianças e dos adolescentes que presenciam violência doméstica contra suas mães, bem como os impactos causados em suas vidas em decorrência de tal exposição. Os resultados da pesquisa mostraram que o envolvimento direto ou indireto desses sujeitos em atos de violência interfere negativamente em seu processo de desenvolvimento social e na construção de suas identidades, provocando variadas alterações em seus comportamentos, como medo, enurese noturna, agressividade, apatia, distúrbios do sono, baixo rendimento escolar, ansiedade, timidez e tristeza. 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lindamar Alves FAERMANN, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Assistente Social, mestre em Serviço Social  pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutoranda pela mesma instituição.

Fabiana Andréia Silva

Assistente Social, especialista em Políticas Sociais e Trabalho Social com Famílias.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-12-23

Como Citar

FAERMANN, L. A., & Silva, F. A. (2014). IMPACTOS SOCIAIS NA VIDA DE CRIANÇAS E DE ADOLESCENTES QUE PRESENCIAM VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA SUAS MÃES. Revista Ciências Humanas, 7(2), 20. https://doi.org/10.32813/2179-1120.2014.v7.n2.a163