O LUGAR DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO PROCESSO FORMATIVO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2023.v16.n1.a932

Palavras-chave:

Educação; Ensino; Filosofia da Educação; Ensino Superior; Psicologia da Educação.

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo analisar alguns apontamentos referentes à relevância sobre o lugar da Psicologia da Educação no processo formativo do professor como intelectual na transmissão da cultura escolar. A partir da experiência docente na disciplina Psicologia da Educação, a pergunta básica seria: qual o papel da Psicologia da Educação para pensarmos o ensinar e o aprender no campo escolar? O referido tema se justifica pelo fato de que o aspecto formativo se torna relevante, pois a transmissão de conceitos permite o sujeito interpretar criticamente a realidade. O método utilizado para a construção deste estudo tem, como proposição investigativa, a hermenêutica pautada no campo da teoria crítica para analisar o sentido da Psicologia da Educação e os processos formativos. Conclui-se que a Psicologia da Educação pode se apresentar como modo como o sujeito orienta sua atividade educativa a partir das reflexões do campo escolar e, primordialmente, refletir sobre as questões do ensinar e aprender em sala de aula.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rogério Rodrigues, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Graduação em Educação Física; Mestre em Educação (UNICAMP); Doutor em Educação (UNICAMP). Pós Doutor em Filosofia da Educação (USP). Pesquisador do programa de mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade e docente da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

Referências

FREUD, Sigmund. Algumas reflexões sobre a psicologia do escolar (1914). In: ________. Obras Completas. v. XIII. Trad. Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1990.

LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. Trad. Alfredo Veiga-Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Trad. Lílian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

ROGERS, Carl & ROSENBERG, Rachel. A pessoa como centro. São Paulo: EPU.Ed Universidade de São Paulo, 1977, p. 143-161.

SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada. Trad. Paulo Perdigão. Petrópolis: Editora Vozes, 1997.

VIVALDI, Flávia Maria de Campos. Origem da palavra. Disponível em: <https://origemdapalavra.com.br/palavras/professor/>. Acesso em: 02 set. 2020.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Rodrigues, R. (2023). O LUGAR DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO PROCESSO FORMATIVO. Revista Ciências Humanas, 16(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2023.v16.n1.a932

Edição

Seção

Relato de experiência