ENTRE A LITERATURA E A POLÍTICA

diálogo de mestres nas cartas de Monteiro Lobato a Cesídio Ambrogi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2022.v15.n2.a892

Palavras-chave:

Literatura, Política, autobiografia, Taubaté-SP, sociedade local

Resumo

Neste artigo, objetivou-se analisar as ideias e os posicionamentos de Monteiro Lobato a partir das reflexões que compartilhou com o amigo Cesídio Ambrogi em cartas que endereçou a ele. Tematicamente, as cartas abrangem uma gama variada de assuntos, no entanto o foco centra-se nas discussões e posicionamentos políticos e nas impressões contextuais expressas na literatura produzida por ambos, que constituiu o início da amizade e que se consolidou com um dos pontos de confluência de interesses. Para tanto, considera-se que as cartas, reconhecidas como testemunhos involuntários, possibilitam perceber de modo mais claro os posicionamentos e os pensamentos dos interlocutores. Isso porque são documentos privados que, originalmente, não foram produzidos com a intencionalidade de que se tornassem públicos; portanto, há neles maior liberdade de expressão. O corpus documental deste estudo abrange as cartas enviadas por Monteiro Lobato ao amigo Cesídio Ambrogi, que fazem parte de um acervo particular, e artigos de jornal da Hemeroteca Antonio Mello Júnior, de Taubaté, e da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. O contexto político brasileiro da década de 1940 é tratado nas cartas e mobiliza as atenções dos interlocutores que estão, nesse período, envolvidos com questões políticas nacionais e locais. Além disso, naquela década Lobato volta para a cidade de Taubaté devido a questões pessoais e, como a análise permitiu constatar, reflete sobre questões latentes da sua relação com a cidade.

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

Andrade, Antônio Carlos de Argôllo. (2022). Recordando Monteiro Lobato. Taubaté-SP: edição do autor.

Atas do Conselho da Intendência Atas da Câmara Taubaté. Ortiz, José Bernardo (org.) (2002). Taubaté-SP: prefeitura Municipal de Taubaté.

Azevedo, Carmen Lucia de; Camargos, Marcia e Sacchetta, Vladimir. (1997). Monteiro Lobato: Furacão na Botocúndia. São Paulo, Editora Senac.

Barbosa, Rui. (1956), Obras Completas, XLVI, MEC.

Bloch, Marc. (2001) Apologia da História, ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

Cartas de Lobato e Cesídio. Almanaque Urupês. Disponível em: https://almanaqueurupes.com.br/index.php/correspondencias-de-lobato-e-cesidio/ Acessado em: 23/04/022.

Cavalheiro, Edgard. (1959) Prefácio in: Lobato, M. Cartas escolhidas. São Paulo: Brasiliense.

Éramos seis, e Lobato, Rangel e Cesídio. Almanaque Urupês. Disponível em: https://almanaqueurupes.com.br/index.php/eramos-seis-lobato-e-cesidio/ Acessado em: 23/04/2022.

Malatian, Teresa. (2012) Cartas: narrador, registro e arquivo. In: Pinsky, Carla B. e Luca, Tânia Regina de (orgs.) O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto.

Mello Junior. Antonio. (1983) Imprensa taubateana: contribuição à sua história (1861-1981). Taubaté-SP: Egetal.

Passarelli, Umberto (1996). Contribuição à História: denominação de ruas e logradouros públicos de Taubaté. Taubaté-SP, JAC Gráfica e Editora.

Passiani, Enio. Na Trilha do Jeca: Monteiro Lobato e a formação do campo literário no Brasil. Bauru: EDUSC/ANPOCS, 2003.

Souza, Jeronymo. (1963) Mestre Cesídio. Taubaté-SP: Edições Taubaté.

Sevcenko, Nicolau. (1999) Literatura como Missão: Tensões Sociais e Criação Cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense.

Tin, Emerson (2014). A barca de Gleyre: uma raríssima “curiosidade”. Lajolo, Marisa (org.) Monteiro Lobato, livro a livro. São Paulo: Editora Unesp.

Obras de Monteiro Lobato:

Lobato, Monteiro. (1972) A Barca de Gleyre. São Paulo: Brasiliense.

______, (1972) Cartas Escolhidas. São Paulo: Brasiliense.

______, (1964) Prefácios e Entrevistas. São Paulo: Brasiliense.

Downloads

Publicado

2022-07-05

Como Citar

Rubim Alves, P. H., & Duarte Abdala, R. . (2022). ENTRE A LITERATURA E A POLÍTICA: diálogo de mestres nas cartas de Monteiro Lobato a Cesídio Ambrogi. Revista Ciências Humanas, 15(2). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2022.v15.n2.a892