Diferentes experiências em contextos de trabalho: interações socioculturais

Autores

  • Paulo Tavares Curso Êxito - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Professor nos cursos de pós graduação em Direito Público e Direito Tributário e no cursos preparatórios para concurso público e exame da OAB)
  • Maria Castro Universidade de Taubaté
  • Camila Boaventura Centro Universitário de Itajubá/MG
  • Filipe Santos Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2015.v8.n1.a187

Palavras-chave:

Desenvolvimento Humano. Aprendizagem. Clima Emocional. Processos Interativos. Ambientes de Trabalho.

Resumo

Este artigo faz uma reflexão sobre a aprendizagem, o clima emocional e os processos interativos em diferentes ambientes de trabalho, com destaque para o relacionamento e a docência no ensino superior, o relacionamento de uma equipe de vendas e o relacionamento na Administração Pública. Considera que um dos desafios da atualidade diz respeito à questão das formas através das quais as relações humanas se estabelecem, concluindo que mesmo apresentando diferentes capacidades biológicas e psíquicas nas diversas etapas da vida, desde o momento do nascimento até os últimos minutos de vida o ser humano é capaz de aprender. Sejam nas universidades ou quaisquer instituições de ensino, sejam nas empresas privadas que visam o lucro ou nos mais diversos órgãos da Administração Pública, solidifica-se a importância do clima emocional nos ambientes de trabalho para a promoção de uma excelente qualidade de vida e, consequentemente, para o contínuo processo de aprendizagem.

 

Palavras-chave: Desenvolvimento Humano. Aprendizagem. Clima Emocional. Processos Interativos. Ambientes de Trabalho.

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Biografia do Autor

Paulo Tavares, Curso Êxito - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Professor nos cursos de pós graduação em Direito Público e Direito Tributário e no cursos preparatórios para concurso público e exame da OAB)

Procurador do Município e Consultor Jurídico, Mestrando em Desenvolvimento Humano, Formação, Políticas e Práticas Sociais, especialista em Direito Empresarial, Direito Penal Econômico e Europeu e em Formação de Professores para a Educação Superior Jurídica. Pós graduando em Direito Ambiental e Urbanístico. Professor de cursos de graduação, pós-graduação e concursos públicos. Membro do Conselho de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano, do Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté/SP

Maria Castro, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1983), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) ,doutorado (2000) e ´Pós-doutorado em Educação: Psicologia da Educação (2004-2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com pesquisa realizada sobre o tema " A Constituição dos Saberes, o Pensar e o Agir mais Resiliente na Gestão: Percursos de Formação e Desenvolvimento Profissional", sob orientação da Profª Drª Vera Maria Nigro de Souza Placco . Foi professora colaboradora doutora da Universidade de Taubaté, no quadro docente efetivo do Departamento de Pedagogia. Foi membro do Conselho Universitário da UNITAU, Coodenadora Geral da Central de Estágios e responsável pela Coordenação Pedagógica da Educação a Distância na Universidade de Taubaté( 2007-2010). Também atua como pesquisador e coordenador de projetos de pesquisa financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, CAPES e PIBID. Coordenadora do grupo de pesquisa e linha 3 e docente do Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Politicas e Práticas Sociais. Também atua como Professora dos cursos de pós-graduação em diversas áreas com a disciplina Didática e Metodologia do Ensino Superior e Psicologia da Educação e do Desenvolvimento e Programas de Formação Continuada numa parceria da Universidade com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional e Formação Continuada, especialista nos seguintes temas: desenvolvimento humano, aprendizagem e cognição do adulto, formação profissional docente, constituição dos saberes pedagógicos, gestão escolar e resiliência

Camila Boaventura, Centro Universitário de Itajubá/MG

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Salesiano São Paulo (2004). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise. Especialização na área Clínica em Psicossomática Psicanalítica e Formação em Psicanálise pelo GTEP do Instituto Sedes Sapientiae- SP. Mestranda na área de Desenvolvimento Humano. Experiência Profissional em Saúde Mental- CAPS, mediante aprovação em concurso público. Atualmente docente de ensino superior na FEPI- Centro Universitário de Itajubá para o curso de Psicologia e atuação em consultório particular

Filipe Santos, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Barra Mansa (2005) e MBA em Marketing com Ênfase em Vendas pela Fundação Getúlio Vargas (2012). Atualmente é mestrando na Universidade de Taubaté e atendimento comercial da Rede Vanguarda - Afiliada Rede Globo. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Videodifusão, e também como professor de Inglês

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

Tavares, P., Castro, M., Boaventura, C., & Santos, F. (2015). Diferentes experiências em contextos de trabalho: interações socioculturais. Revista Ciências Humanas, 8(1), 70-80. https://doi.org/10.32813/2179-1120.2015.v8.n1.a187