Educação de jovens e adultos e inclusão social: uma análise dos artigos publicados no periódico "educar em revista"

Autores

  • Denise Teberga Mendanã Universidade de Taubaté - UNITAU
  • Maria Castro Universidade de Taubaté - UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2015.v8.n1.a248

Palavras-chave:

EJA. Educação Popular. Inclusão Social

Resumo

O presente artigo se classifica como uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfico e objetiva-se discutir a temática da inclusão social na Educação de Jovens e Adultos, tomando como base as ideias da Educação Popular e concepções de currículos e práticas. Para a reflexão da temática foi realizada uma busca e um levantamento de artigos no banco de dados da SciELO, selecionando apenas os artigos do periódico “Educar em Revista”. Para a discussão foi feita a análise destes artigos por tema, fazendo uma revisão da literatura acerca do assunto. Para favorecer uma análise mais detalhada, os conteúdos abordados nos artigos foram separados em dois grupos. O primeiro grupo apresenta as questões de currículo e práticas e o segundo grupo discute a EJA como possibilidade de inclusão social. O estudo nos permitiu perceber que ainda há de se avançar bastante no campo da Educação de Jovens e Adultos, sobretudo nas práticas voltadas para a especificidade desse sujeito e na formação docente para atuar com a essa modalidade de ensino.

 

 

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Castro, Universidade de Taubaté - UNITAU

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Taubaté (1983), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) ,doutorado (2000) e ´Pós-doutorado em Educação: Psicologia da Educação (2004-2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com pesquisa realizada sobre o tema " A Constituição dos Saberes, o Pensar e o Agir mais Resiliente na Gestão: Percursos de Formação e Desenvolvimento Profissional", sob orientação da Profª Drª Vera Maria Nigro de Souza Placco . Foi professora colaboradora doutora da Universidade de Taubaté, no quadro docente efetivo do Departamento de Pedagogia. Foi membro do Conselho Universitário da UNITAU, Coodenadora Geral da Central de Estágios e responsável pela Coordenação Pedagógica da Educação a Distância na Universidade de Taubaté( 2007-2010). Também atua como pesquisador e coordenador de projetos de pesquisa financiados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Educacional, CAPES e PIBID. Coordenadora do grupo de pesquisa e linha 3 e docente do Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Politicas e Práticas Sociais. Também atua como Professora dos cursos de pós-graduação em diversas áreas com a disciplina Didática e Metodologia do Ensino Superior e Psicologia da Educação e do Desenvolvimento e Programas de Formação Continuada numa parceria da Universidade com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional e Formação Continuada, especialista nos seguintes temas: desenvolvimento humano, aprendizagem e cognição do adulto, formação profissional docente, constituição dos saberes pedagógicos, gestão escolar e resiliência .

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Teberga Mendanã, D., & Castro, M. (2015). Educação de jovens e adultos e inclusão social: uma análise dos artigos publicados no periódico "educar em revista". Revista Ciências Humanas, 8(1), 38-51. https://doi.org/10.32813/2179-1120.2015.v8.n1.a248