Formação da Sociedade Brasileira e o Ensino Superior

Autores

  • Paulo Tavares Curso Êxito - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Professor nos cursos de pós graduação em Direito Público e Direito Tributário e no cursos preparatórios para concurso público e exame da OAB)
  • Cláudia Caparroz Universidade de Taubaté
  • Elisa Brisola Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2015.v8.n1.a186

Palavras-chave:

Desenvolvimento Humano. Formação da Sociedade Brasileira. Ensino Superior Brasileiro.

Resumo

 O presente artigo pretende compreender a formação da sociedade brasileira e como esta constituição trouxe fortes consequências aos processos políticos do país. Elegeu-se discutir especificamente a história do Ensino Superior no país. Utiliza-se referenciais bibliográficos que se referem ao tema para discutir e analisar o estudo proposto. Conclui-se que ao perpassar todas as di­mensões das reformas implementadas, o sucateamento do Ensino Superior ocorreu, em grande parte, devido ao aceleramento da privatização do ensino. Tal crescimento fez-se com a concordância governamental diante da qualidade insuficiente do ensino ministrado nas instituições privadas e até mesmo com o benefício do credenciamento acadêmico e do crédito financeiro, visando sempre à lógica do neoliberalismo.

 

PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento Humano. Formação da Sociedade Brasileira. Ensino Superior Brasileiro.

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Biografia do Autor

Paulo Tavares, Curso Êxito - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Professor nos cursos de pós graduação em Direito Público e Direito Tributário e no cursos preparatórios para concurso público e exame da OAB)

Procurador do Município e Consultor Jurídico, Mestrando em Desenvolvimento Humano, Formação, Políticas e Práticas Sociais, especialista em Direito Empresarial, Direito Penal Econômico e Europeu e em Formação de Professores para a Educação Superior Jurídica. Pós graduando em Direito Ambiental e Urbanístico. Professor de cursos de graduação, pós-graduação e concursos públicos. Membro do Conselho de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano, do Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté/SP

Cláudia Caparroz, Universidade de Taubaté

Graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Mestranda em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais

Elisa Brisola, Universidade de Taubaté

Possuo graduação em Serviço Social pela Universidade do Vale do Paraíba (1984); mestrado e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996 e 2003 respectivamente). Atualmente sou professora assistente da Universidade de Taubaté. Tenho experiência na área de assistência social e saúde e um forte compromisso com a formação profissional. Na UNITAU coordeno um Projeto de Extensão; Assessoria à Implementação do SUAS nos municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira; Atuo no ensino e na pesquisa, coordenando o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Sociais - NEPSS. Atualmente, componho o corpo permanente do Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais da Universidade de Taubaté, coordenando a linha de pesquisa de Políticas Sociais, ministrando aulas e orientando alunos. Também coordeno o curso de especialização em Política Social e Trabalho Social com Famílias

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

Tavares, P., Caparroz, C., & Brisola, E. (2015). Formação da Sociedade Brasileira e o Ensino Superior. Revista Ciências Humanas, 8(1), 17-29. https://doi.org/10.32813/2179-1120.2015.v8.n1.a186