Contexto Educacional: uma experiência em Justiça Restaurativa

Autores

  • Valéria Aparecida Pinheiro Becker
  • Elisa Maria Andrade Brisola

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2011.v4.n1.a10

Palavras-chave:

Justiça Restaurativa, Conflitos/Violência, Escola

Resumo

O artigo é resultado de estudos realizados para a elaboração da dissertação de mestrado do curso de Mestrado em Desenvolvimento Humano: Políticas, Formação e Práticas Sociais, da Universidade de Taubaté. Apresenta resultados obtidos na implementação do “Projeto Justiça, Educação, Comunidade: parcerias para a cidadania”, efetivada no município de São Caetano do Sul-SP no período de 2005 a 2007. Trata-se de uma pesquisa documental realizado a partir do livro “Justiça Restaurativa e Comunitária em São Caetano do Sul: aprendendo com os conflitos a respeitar direitos e promover cidadania”. O processo de implantação do método, a relevância da proposta para a escola, para o judiciário e toda a comunidade envolvida, evidencia que a Justiça Restaurativa pode se constituir em estratégia para o enfrentamento dos conflitos gerados nas relações interpessoais. Tal instrumental pode ser considerado um avanço na perspectiva do diálogo e da negociação, na construção de relações de respeito à dignidade e solidariedade.

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Publicado

2012-09-23

Como Citar

Becker, V. A. P., & Brisola, E. M. A. (2012). Contexto Educacional: uma experiência em Justiça Restaurativa. Revista Ciências Humanas, 4(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2011.v4.n1.a10

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