A EDUCAÇÃO DOS CORPOS E A FEITURA DO GÊNERO NA CONSTITUIÇÃO DAS SUJEITAS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a609

Palavras-chave:

Educação. Corpo. Gênero. Psicologia.

Resumo

Em uma pedagogia da sexualidade, os corpos são constituídos aos moldes da heteronormatividade em um sistema binário que tange ao masculino/feminino, homem/mulher, heterossexual/homossexual com ditames de normativas rígidas para meninos e meninas. Nesse sentido, atenta-se para a importância de refletir sobre a configuração dos corpos e do gênero, uma vez que engendra aos indivíduos desviantes sofrimento ético-político, definindo modos de ser e existir padronizados. Essa pesquisa é produto do Projeto de Iniciação Científica: Psicologia e diversidade sexual – as (trans) experiências na educação de corpos e feitura de gênero de travestis e transexuais no cariri cearense, vinculado ao Grupo de pesquisa Psicologia e Subjetividades Contemporâneas registrado junto ao Centro Universitário Dr Leao Sampaio - UNILEÃO em Juazeiro do Norte-CE. Dessa forma, essa pesquisa tem por escopo problematizar a educação dos corpos e a feitura do gênero na constituição dos sujeitos. Para isso, realizou-se uma revisão bibliográfica com base nos descritores “educação”, “corpo” e “gênero” em autores clássicos sobre a temática em questão e em artigos científicos. Destarte, discute-se sobre as questões que tangem ao biopoder e a domesticação dos corpos na educação, para em seguida refletir a binaridade do gênero e de uma ética da existência em corpos abjetos e por último, investiga-se o lugar dos desviantes, uma zona inóspita e de vida nua. Portanto, ressalta-se que as marcas identitárias de corpo-gênero-sexualidade implicam em forças de relações de poder e resistência em um campo sócio-histórico que envolve repetição de acontecimentos em prol da manutenção das normas e formas micropolíticas de subversividade.

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Biografia do Autor

Francisco Francinete Leite Junior, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO)

Doutorando em Psicologia Clínica pela Universidade Católica do Pernambuco – UNICAP e Docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário Dr. Leão Sampaio.

Isaura Caroline Abrantes Silva, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO)

Bacharel em Psicologia pelo Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO). Gestalt-terapeuta pela Diálogos - Psicologia Clínica e Centro de Desenvolvimento de Pessoas. Pós-graduanda na especialização em Saúde Coletiva (CGESP).Bolsista de Iniciação Científica pelo projeto Psicologia e diversidade sexual – as (trans) experiências na educação de corpos e feitura de gênero de travestis e transexuais no cariri cearense. Centro Universitário Doutor Leão Sampaio.

Maria Cristina Lopes de Almeida Amazonas, Universidade Católica do Pernambuco – UNICAP

Doutorado em Psicologia. pela Universidad de Deusto, U.D., Espanha. Docente do Programa de pós Graduação em Psicologia Clínica da Universidade Católica do Pernambuco – UNICAP

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Publicado

2021-05-30

Como Citar

Leite Junior, F. F., Silva, I. C. A., & Amazonas, M. C. L. de A. (2021). A EDUCAÇÃO DOS CORPOS E A FEITURA DO GÊNERO NA CONSTITUIÇÃO DAS SUJEITAS TRAVESTIS E TRANSEXUAIS. Revista Ciências Humanas, 14(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a609

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