A docência e seus desafios: um olhar crítico acerca da comercialização da educação

Autores

  • Katiane Alyne de Souza Ribeiro da Silva
  • Maria Fatima Melo Toledo

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2013.v6.n1.a56

Palavras-chave:

Políticas educacionais, Docente, Formação

Resumo

A arte de ensinar faz parte de um campo fértil para discussões, tendo em vista que a políticas educacionais vigentes têm realizado estudos relevantes que muito corroboram para a fertilização deste solo. Dessa forma, o presente trabalho trás como centro de sua discussão um caloroso debate com relação a esta formação, seus desafios e, ainda, um olhar crítico com relação à comercialização da educação, em especial, a superior. Julgou-se necessário que para esta pesquisa fosse utilizado apenas a consulta de campo bibliográfico. Este estudo fora construído a partir de alguns questionamentos com relação às políticas de formação docente, tais como o distanciamento que existe entre a teoria e a prática educacional; as péssimas condições de trabalho a que o docente se submete; a desqualificação, ainda, de alguns professores que se encontram em sala de aula mesmo com a ampliação do ensino superior; a criação de programas do Governo Federal para a educação e o fato de esta ainda encontrar-se em condições precárias e a remuneração desleal para com os professores. Trata-se de uma pesquisa com embasamento em teóricos que possuem estudos desenvolvidos na Educação, dentre eles: Tardif (2010); Gati (2009); Oliveira (2003); Ferri (2010); Carvalho (2006), entre outros. Vale ressaltar, ainda, que este debate não se deu por encerrado, tendo em vista que o mesmo se trata de uma pequena amostra de uma pesquisa ainda maior que tem se desenvolvido ao longo de um ano e meio. Trata-se, portanto, de um trabalho de pesquisa para fins de aquisição do título de mestre em Desenvolvimento Humano, cujo tema encontra-se dissolvido nessas linhas que serão desveladas ao longo da leitura discursiva deste artigo, um dos capítulos da dissertação do supracitado mestrado.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Katiane Alyne de Souza Ribeiro da Silva

Downloads

Publicado

2013-06-25

Como Citar

Silva, K. A. de S. R. da, & Toledo, M. F. M. (2013). A docência e seus desafios: um olhar crítico acerca da comercialização da educação. Revista Ciências Humanas, 6(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2013.v6.n1.a56