Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

As normas de publicação adotadas pela Revista Ciências Humanas se baseiam na Publication Manual of the American Psychological Association - APA (APA, 7a edição, 2019), com exceção de adaptações informadas nesta página da Revista. Ao longo do processo de submissão, os autores devem verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e não foi publicada e nem está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 2MB).
  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: https://www.rchunitau.br) estão ativos e prontos para clicar.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  • Todo conteúdo publicado nos artigos originais, artigos de revisão, relatos de experiência, entrevistas é de inteira responsabilidade dos autores.
  • Todo material passou por prévia revisão textual antes de ser apresentado à Revista.
  • As pesquisas que envolvem seres humanos devem apresentar a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, bem como o processo de obtenção do consentimento livre e esclarecido dos participantes (Resolução nº 510 do Conselho Nacional de Saúde de 07 abr./2016).
  • Não há conflito de Interesses na submissão deste periódico e há ciência de que a perspectiva de publicação de artigos nesse periódico é de até 2 anos.
  • A Revista Ciências Humanas não cobra taxa de submissão/avaliação de artigos e não remunera autores/autoras que tenham seus trabalhos nela publicados.
  • Os casos omissos serão decididos pelo Conselho Editorial.

Diretrizes para Autores

A Revista Ciências Humanas é interdisciplinar e publica produções originais, textos inéditos provenientes de pesquisa de campo ou bibliográfica, ensaios, relatos de experiências e entrevistas por demanda livre ou chamadas em dossiês temáticos na modalidade de publicação contínua.

Prioriza a publicação de artigos de pesquisa científica ou discussão teórica em uma perspectiva interdisciplinar relacionada ao Desenvolvimento Humano, História, Geografia, Antropologia, Serviço Social, Psicologia, Educação, Ensino, Enfermagem, Nutrição, Direito, Engenharia, Meio Ambiente, Comunicação Social, Educação Física, Economia.

Todos os autores do artigo aprovado para publicação deverão, obrigatoriamente, associar seu número de registro no ORCID (Open Researcher and Contributor ID, https://orcid.org/). Os nomes e identificação do autor(es), bem como o vínculo institucional não devem estar no texto. Tal identificação deve ser feita apenas no sistema da Revista.

O encaminhamento de trabalhos à Revista implicará na aceitação por parte da autoria das normas aqui expressas.

2. Submissão on-line

A única ferramenta disponível para o envio de artigos e outros manuscritos é pela plataforma do Portal de Periódicos, para isso basta acessar o site da Revista: https://www.rchunitau.com.br/rch. Para tanto, é necessário confirmar (ou realizar) seu cadastro em:
https://www.rchunitau.com.br/rch/user/register

3. Idioma

Os textos poderão ser escritos nos idiomas português, inglês ou espanhol.

4. Periodicidade de publicação

A Revista Ciências Humanas adota a modalidade de publicação contínua. Assim, em janeiro de 2021 a Revista publica um volume por ano. São incluídos novos artigos à medida em que vão sendo avaliados, aprovados e editados.

5. Número máximo de submissões e publicações anuais

Submissões: no máximo 2 por ano, sendo uma como autor e outra como coautor/a.


6. Publicações

No máximo 1 por ano como autor/a e 1 como coautor/a. É necessário que no mínimo um dos autores seja doutor. 

7. Modalidade de texto:

  • Artigos originais: textos de pesquisas concluídas.

  • Artigos de revisão: o texto deve apresentar revisão crítica da literatura que contribua para a área interdisciplinar incluindo revisão sistemática, integrativa ou crítica da literatura.

  • Ensaios: o texto deve apresentar contribuições originais e inovadoras para a reflexão sobre abordagens teóricas ou desenvolvimento de conceito, e deve ser pautado na apresentação de uma tese ou proposição que apresente argumentação entre ideias e autores de forma crítica e original.

  • Relatos de experiência: comunicações breves de relatos de experiências acadêmicas ou profissionais, com evidências metodologicamente adequadas.

  • Entrevistas: colóquio entre pessoas em local combinado, para obtenção de esclarecimentos, avaliações, opiniões etc. A estrutura da entrevista deve apresentar uma introdução, explicando os objetivos, a apresentação do entrevistado e de sua relevância para o universo acadêmico e/ou profissional. Após o término da entrevista, o texto deve apresentar a seção Conclusões e/ou Considerações Finais com os principais pontos apresentados na entrevista. Em caso de submissão de resenha de livro e entrevista, o resumo não é necessário.

8. Dimensão dos manuscritos por modalidade

Devem constar as seguintes dimensões nos textos (Resumo, Resumen, Abstract, Figuras, Tabelas, Anexos e Referências, além do corpo do texto):

  • Artigos originais, de revisão e ensaios: 27.000 a 50.000 caracteres (com espaço) e no máximo 5 ilustrações (figuras, tabelas ou outras).

  • Relatos de experiência e entrevistas: 18.000 a 27.000 caracteres (com espaço) e no máximo 5 ilustrações (figuras, tabelas ou outras).

9. Estrutura de apresentação dos artigos

  • Título original: Deve ter no máximo 12 palavras, sendo compatíveis em espanhol e inglês.

  • Título resumido: Deve vir logo abaixo do título com até 50 caracteres.

  • Resumo : Parágrafo único, espaço duplo entre linhas; de 150 a 250 palavras (em português e inglês), formatados em parágrafos únicos e antecedidos pelo título “Resumo”. Deve conter: o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento e não conter citações. Caso o manuscrito seja na língua espanhola ele deve apresentar Resumen e o Abstract. Para resenhas de livro e entrevistas o resumo não é necessário.

  • Palavras-chave (e Keywords ) : São 5 palavras que devem estar dispostas logo abaixo de cada resumo, iniciadas por letra maiúscula e separadas por vírgula (em português e inglês).

  • Corpo do texto: as seções não devem começar cada uma em uma nova página, devem ser contínuas.

  • Elementos textuais

  • Introdução: parte inicial do artigo na qual deve constar a delimitação do assunto tratado e outros elementos úteis que melhor caracterizem o tema do artigo, bem como a justificativa, a perspectiva teórico-metodológica escolhida e os objetivos.

  • Desenvolvimento: Contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. As seções e subseções podem ser usadas para melhor hierarquização e delimitação dos conteúdos, tais como Métodos e Resultados e discussão.

  • Conclusão ou considerações finais: Parte final do artigo, dedicada à apresentação das conclusões correspondentes aos objetivos do estudo. Neste item não é recomendada a utilização de citações, pois é um espaço destinado a elaboração textual do próprio autor.

  • Referências: conjunto de obras consultadas pelas(os) autoras(es) para a elaboração do artigo e citados ao longo do texto. As fontes das ilustrações também fazem parte das referências.
  • Agradecimentos e/ou indicação das contribuições individuais dos autores ou agências de fomento: devem ser mencionados ao final do artigo em texto breve.
  • Glossário, apêndice(s), nota(s) e anexo(s): incluir apenas o absolutamente necessário. Caberá à Comissão Editorial julgar a necessidade de sua publicação.

10. Tabelas e Figuras (gráficos e imagens)

    • As tabelas devem ser colocadas ao longo do texto.

    • As tabelas e figuras devem ser numeradas e possuir título e legendas quando necessário. Informar a fonte ou especificar que se trata de produções do/a próprio/a autor/a.

    • Não utilizar expressões "a tabela abaixo" ou "a figura acima", pois no processo de diagramação do texto a localização de tabelas e figuras pode ser alterada.

    • As palavras “Tabela” e “Figura” devem ser escritas com a primeira letra em maiúscula e acompanhadas dos respectivos números (exemplo: Figura 1 e Tabela 2).

    • Gráficos e imagens são considerados “Figuras”.

11. Formatação dos manuscritos

  • Margem e tamanho: O texto utiliza tamanho A4, com margens em 2,5 cm.

  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12.

  • Numeração : As páginas devem ser numeradas no canto superior direito desde a primeira página.

  • Títulos das sessões: Centralizados, em negrito e somente a primeira letra maiúscula. Identificados com numeração simples (1, 2, 3...) e não devem ser acompanhados de ponto final.

  • Subtítulos: Alinhados à esquerda, em negrito, com a primeira letra maiúscula. Identificados com numeração hierárquica por nível (1.1; 1.1.1...) e não devem ser acompanhados de ponto final.

  • Outras subdivisões: Recomendam-se no máximo três níveis de intertítulos. Contudo, caso haja necessidade, utilizar números e letras (1.1.1.a).

  • Corpo do texto: Todos os parágrafos devem estar alinhados à esquerda (não justificado).

  • Espaçamento: Espaçamento entrelinhas duplo para todo o texto.

  • Recuo do parágrafo: Na primeira linha de todos os parágrafos deve haver recuo de 1,25cm (Tab = 1,25cm).

  • Hiperlink: Todos os endereços "URL" (links para a internet) no texto deverão estar ativos e levar diretamente ao documento citado (ex.: https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch).

  • Sublinhados, itálicos e negritos: evite sublinhar. Use itálico para palavras ou expressões que constituam estrangeirismos (ex.: link, on-line, locus). e negrito para palavras que deseje grifar.

  • Abreviações em Latim: utilize abreviações de Latim apenas em textos entre parênteses; em texto sem parênteses, use a tradução em português destes termos: cf. = compare; i.e. = isto é; e.g. = por exemplo; viz. = ou seja; etc. = e assim por diante; vs. = versus/contra

  • Notas : devem ser evitadas. Contudo, se não houver outra possibilidade, devem ser formatadas como Notas de fim (e não notas de rodapé) e indicadas no texto por algarismos arábicos entre parênteses. (Ex.: (1), (2), etc). As notas devem ser apresentadas imediatamente após o texto e antes das Referências, mantendo fonte Times New Roman, tamanho 12.

12. Flexão de gênero

Os estudos feministas e da produção de conhecimento sobre gênero e sexualidade são relevantes, por isso, a Revista aceita qualquer forma de flexão de gênero (tais como o/a, o(a), @, x etc.), menos a adoção do genérico masculino.

13. Propriedades do arquivo

Devido à possibilidade de identificação da autoria o arquivo deve ser modificado, a forma dependerá da sua versão do Word ou do editor de texto. No word, menu "Arquivo", o nome do autor precisa ser removido em "Propriedades do documento". Na ferramenta de “Ajuda” do seu editor de texto, identifique por “Propriedades” ou “Inspecionar documento” e siga as instruções para remover informações pessoais do documento.

14. Metadados

  • Prefixo (por exemplo: Uma, A, Um, Uns, O etc.);

  • Título;

  • Subtítulo (se houver);

  • Resumo (em português, espanhol e inglês);

  • Coautores (incluindo nome, e-mail de contato, Identificação de ORCID, afiliação e Resumo da Biografia)

Essas informações não podem conter abreviaturas e devem ser completas. A informação do ORCID de todos os autores é obrigatória.

15. Citações

As obras devem ser citadas no corpo do texto a partir da identificação de autores/as e/ou instituições, seguidos/as no ano da publicação.

Ano de citação : Deve-se citar as obras traduzidas ou obras consideradas clássicas da seguinte forma: autor/a (ano da edição original/ano da publicação consultada).

Nome e sobrenomes: Quando citados/as no texto usar o sobrenome e o ano. O critério para citação se altera de acordo com o número de autores. A partir de três autores, cita-se na primeira vez o sobrenome de todos. Após, sempre usar sobrenome do primeiro e et al. Fora do parênteses sempre usar Bradley e..... e dentro do parênteses (Bradley &.... ou Bradley et al., 2006).

Citação direta : Deve conter o ano de publicação e a página em que o trecho pode ser achada na obra consultada. A citação direta deve ser igual à publicação original, mesmo se houver erros na versão citada, sendo acrescentado [sic], logo após o erro.

  • Nas citações diretas, a omissão de trechos de uma fonte original precisa ser indicada por três pontos sem parênteses. Ex: “é na mediação entre a particularidade e a universalidade que se estabelecem as concreções do modo de produção geral ... Assim, a particularidade, enquanto concreção da universalidade, não é mais do que a própria formação social” (Mazzeo, 2015, p. 71).

  • A inclusão de termos ou trechos (comentários ou observações do autor) precisa ser feita entre colchetes.

  • A ênfase numa ou mais palavras, dentro do trecho citado, precisa ser feita com fonte em negrito, seguida de [grifo nosso].

  • Citações com menos de 40 palavras devem ser mantidas no parágrafo do texto, entre aspas.

  • Citações com mais de 40 palavras não devem conter aspas em um parágrafo no formato de bloco, recuado 1,25cm da margem esquerda.

  • Citações com mais de 500 palavras, reprodução de uma ou mais ilustrações (figuras, tabelas ou outras) precisam da permissão escrita do detentor dos direitos autorais do trabalho original para a reprodução. A permissão obtida deve ser endereçada ao autor do trabalho e acompanhar a submissão como documento suplementar. Direitos obtidos secundariamente não serão repassados em nenhuma circunstância.

Artigo com 2 autores/as: necessita-se indicar os nomes dos/as 2 autores/as sempre que o artigo for citado.

Artigo com 3 ou mais autores : Fora dos parênteses sempre usar Bradley e..... e dentro dos parênteses na primeira vez sempre usar & (Bradley &....) e após o et al., (Bradley et al., 2006).

Citação secundária : É a citação de um artigo tratado em outra publicação consultada, sem que o original tenha sido utilizado. Por exemplo: "Lukács (1966, citado por Mazzeo, 2015) ...". Na seção de referências, citar apenas a obra consultada (no caso, Mazzeo, 2015). NÃO use os termos apud, op. cit, id. ibidem, e outros. Eles não fazem parte das normas da APA.

16. Referências

  • Na primeira linha da referência não tem parágrafo, e as demais se iniciam abaixo da 4ª letra ou caractere.

  • Todas (e apenas) as obras citadas no texto devem ser listadas na seção de Referências.

  • Trabalhos não publicados: não necessitam incluir-se nas Referências e, sim, em “Notas”, bem como os trabalhos apresentados em congresso que não foram publicados.

  • Ordem: Listadas em ordem alfabética, pelo sobrenome dos/as autores/as. Em casos de referência a múltiplos estudos do mesmo autor/a, carece de ser utilizada a ordem cronológica, ou seja, do estudo mais antigo ao mais recente. Os nomes de autores não podem ser substituídos por travessões ou traços.

  • Nome e sobrenomes: as referências são feitas com o sobrenome, seguido das iniciais do nome. Ex: Alleine, R. L., (2001) ou Alleine, R. L., Friedman, B. & Bradley, H. (2003)

  • As referências deverão aparecer em ordem alfabética pelo sobrenome.

  • Autoria: Nas publicações de textos, a autoria é manifesta. Nos demais casos de referência, devem-se usar as seguintes referências:

  • Filme: Diretor/a

  • Série de TV: Produtor/a Executivo/a

  • Episódio de Série de TV: Escritor/a e diretor/a do episódio

  • Podcast: Anfitrião/a ou Produtor/a Executivo/a

  • Episódio de Podcast : Anfitrião/ã do episódio

  • Webinar : Coordenador/a da sessão de webinar

  • Vídeo Streaming Online: pessoa ou grupo que fez o upload do vídeo

  • Fotografia: fotógrafo/a

Exemplos de referências mais frequentes (as que não estiverem explicadas devem também seguir o padrão APA):

a) Artigo de revista científica digital

Suave, A. M. (2018). As especificidades urbanas na relação do serviço social com os movimentos sociais. Textos & Contextos, 17, 305-320. Recuperado de: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/29917 .


b) Artigo de revista científica digital sem doi
Fazenda, I.C.A. (2012). Interdisciplinaridade-Transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas e as condições de produção. Revista Interdisciplinaridade,1(2), 34-42. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/interdisciplinaridade/article/view/16243/12246

c) Artigo de revista científica com doi

Herbst-Damm, K. L., & Kulik, J. A. (2005). Volunteer support, marital status, and the survival times of terminally ill patients. Health Psychology, 24, 225-249. Doi: 10.1037/0278-6133.24.2.225


d) Artigo de revista científica paginada por fascículo

Marques, T. & Rodrigues, R. (2020). Política de cotas como forma de acesso democrático ao ensino superior público. Revista Ciências Humanas, 13(1), 74-83.


e) Artigo de revista científica no prelo
Informar, no lugar da data, que o artigo está no prelo. Colocar o nome do periódico (em itálico) após o título do artigo. Não descrever data e números do volume, fascículo ou páginas caso o artigo não tenha sido ainda publicado. No texto, citar o artigo indicando que está no prelo.


f) Livros

Minayo, M.C.S.(2010). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

f) Capítulo de livro
Avelar, M. (2019). O público, o privado e a despolitização nas políticas educacionais. In F. Cassio (Org.), Educação contra a barbárie (pp.73-82). São Paulo: Boitempo.


g) Trabalho apresentado em congresso com resumo publicado em anais

Sá, M. A. dos S., & Miranda, S. A. (2017). As mudanças na educação infantil nos últimos anos [Resumo]. Resumos de comunicações científicas, VI CICTED (p.13).


h) Teses ou dissertações
Duarte, M.C.B. (2019). O comer e a comida para a população em situação de rua [Dissertação de Mestrado, Universidade de Taubaté, São Paulo]. Recuperado de https://mpemdh.unitau.br/wp-content/uploads/2017/dissertacoes/mdh/b/Maria-do-Carmo-Benedita-Duarte.pdf 

i) Obras traduzidas ou para as quais exista uma edição anterior à utilizada: Tanto ano da edição original como o da edição utilizada devem ser especificados da seguinte forma: (ano da edição original /ano da obra utilizada).
Freud, S. (1930/2011). Das Unbehagen in der Kultur [O mal-estar na civilização] (P. C. de Souza, Trad.). Penguin-Companhia das Letras.


j) Legislação: Lei, Decreto, Resolução, Portaria e outros
Resolução n. 09 , de 15 de abril de 2014. Ratifica e reconhece as ocupações e as áreas de ocupações profissionais de ensino médio e fundamental do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, em consonância com a Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS – NOB-RH/SUAS. Brasília, DF: CNAS.(2014)


k) Autoria institucional
Conselho Federal de Serviço Social. (2020). Assistente social no combate ao racismo. Brasília, DF: Autor.


l) Artigo de jornal
Marques, José (2018, Outubro, 22). Folha é a maior fake news do Brasil, diz Bolsonaro a manifestantes. Folha de São Paulo, pp. A1, A4. (nº de páginas com “p.” ou “pp.”; separe as páginas descontinuas com vírgulas).


m) Artigo de jornal eletrônico

Jucá, Beatriz. (2020, 14 de dezembro). Lacunas do plano nacional e manobra de Doria elevam pressão de governadores para antecipar vacinação . El Pais Brasil. Recuperado de: https://brasil.elpais.com/brasil/2020-12-14/lacunas-do-plano-nacional-e-manobra-de-doria-elevam-pressao-de-governadores-para-antecipar-vacinacao.html .


n) Artigo de jornal sem autoria: Quando o artigo de jornal não trouxer a indicação da autoria, substitua o nome do autor pelo título da matéria.

o) Filme
Mendonça Filho, K. (Produtor), & Dornelles, J. (Diretor). (2019) Bacurau [Filme]. Brasil: Globo Filmes

p) Vídeo on-line
APA Publishing Training. (n.d.). Home [YouTube channel]. Recuperado em 21 dezembro de 2020, de https://www.youtube.com/user/PsycINFO/


q) Seriado de televisão
Serling, R. (Produtor Executivo). (1959–1964). The twilight zone [TV series]. Cayuga.


r) Episódio de Seriado de televisão
Egan, D. (Writer), & Alexander, J. (Director). (2005). Failure to communicate [Television series episode]. In D. Shore (Executive producer), House. New York, NY: Fox Broadcasting.


s) Palestra on-line / TED
Mascaro, A. (2020, Ago.). A religião é o ópio do povo? [Arquivo de Video]. Recuperado de https://www.youtube.com/watch?v=lA83RvlE5u0

t) Editorial
Rodrigues, M. A.; Abdala, Rachel D. Temas interdisciplinares contemporâneos [Editorial]. (2020) Revista Ciências Humanas, 13(2). Recuperado de https://www.rchunitau.com.br/index.php/rch/issue/view/28


u) Comunicação pessoal: Pode ser carta, mensagem eletrônica, conversa telefônica ou pessoal. Cite apenas no texto, descrevendo as iniciais e o sobrenome do emissor e a data.

Filme = Diretor
Série de TV = Produtor Executivo
Episódio de Série de TV = Escritor e diretor do episódio
Podcast = Anfitrião ou Produtor Executivo
Episódio de Podcast = Anfitrião do episódio
Webinar = Coordenador do webinar
Vídeo Streaming Online: pessoa ou grupo que fez o uploa do vídeo
Fotografia: fotógrafo

12. Processo de avaliação e Plagiarismo

Os autores devem garantir que as obras sejam originais e que os textos de outros estejam devidamente citados/referenciados. A Revista utiliza o sistema antiplágio (CopySpider) para avaliar similaridade dos textos. O limite máximo aceitável é de 15%, com avaliação atenta do editor para o contexto dessa similaridade. Recomendamos que os autores também evitem o autoplágio.

Todos os artigos submetidos à Revista Ciências Humanas serão avaliados inicialmente pela editoria executiva que verificará se os artigos atendem às diretrizes editorais e se tem limite aceitável de similaridade dos textos. Caso não atendam, os textos serão rejeitados e encaminhados aos autores e se estiverem de acordo com as diretrizes seguirão para o processo de avaliação realizado pelos pareceristas e decisão editorial para publicação ou não. À Revista Ciências Humanas se reserva o direito de publicar apenas um artigo por ano de um mesmo autor.

A submissão de textos em qualquer categoria só será possível mediante a confirmação do autor, através do sistema de submissão, de que todas as condições estão estabelecidas atendidas.

O descumprimento de qualquer um dos itens é suficiente para a recusa inicial, durante a primeira etapa de avaliação, motivo pelo qual recomendamos aos autores que façam minuciosa revisão de seus manuscritos antes da submissão. Enfatizamos que manuscritos recusados duas vezes por inadequação a esses itens não serão novamente recebidos.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.