AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM ARTES

um estudo de caso em tocantins

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a723

Palavras-chave:

Avaliação da aprendizagem, Ensino de arte, Educação do campo

Resumo

O processo avaliativo desenvolve um papel importante na educação, pois é o meio que os professores utilizam para identificar se os objetivos almejados estão sendo alcançados, ou seja, se os alunos conseguem compreender os conteúdos ministrados e ainda para uma autoavaliação do seu trabalho, que pode propiciar a mudança dos métodos de ensino, quando for o caso. A partir de uma perspectiva qualitativo-bibliográfica, na qual se configura como um estudo de caso, e por meio de entrevistas e observações das aulas de Arte realizadas em uma escola tocantinense, o artigo tem como objetivo analisar como são desenvolvidos os processos avaliativos no ensino de Arte com uma turma de ensino fundamental, em uma escola do campo localizada no estado do Tocantins. Os dados revelaram que a avaliação da aprendizagem exige do professor requisitos importantes para que ocorra um processo justo, que ao invés de excluir, faça com que o aluno se sinta como parte fundamental do processo de ensino e aprendizagem. Assim, a pesquisa sugere que o ato de avaliar deve consistir, primeiramente, em conhecer o indivíduo dentro do seu contexto social e cultural, tendo em vista fornecer subsídios para que ocorra uma avaliação formativa.

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Biografia do Autor

Erlane Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Pós-Graduada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Campus de Tocantinópolis. Graduada em Educação do Campo com habilitação em Artes e Música (UFT). Professora da rede pública de ensino do estado do Tocantins. E-mail: erlanercuft@gmail.com

Gustavo Cunha de Araujo, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Educação pela UNESP. Mestre em Educação pela UFMT. Graduado em Educação Artística pela UFU. Professor da Universidade Federal do Tocantins, na graduação e no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação. É docente vinculado também ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Artes (IARTES/UFU).

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Publicado

2021-06-23

Como Citar

Rodrigues, E., & Cunha de Araujo, G. (2021). AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM ARTES: um estudo de caso em tocantins. Revista Ciências Humanas, 14(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a723

Edição

Seção

Artigo Original