OS FANZINES DA BAIXADA FLUMINENSE NO ENSINO DE GEOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO: NARRATIVAS E GRAFIAS DOS BAIRROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2020.v13.n1.a587

Palavras-chave:

ensino de geografia, Rebio Tinguá, Cartografia Social

Resumo

A pesquisa contextualiza novas práticas docentes no ensino de geografia, realizadas a partir de experiências vividas por meio de oficinas ofertadas durante a formação de profissionais que vão trabalhar com o ensino de geografia na escola básica, especialmente com alunos dos cursos de licenciatura em Geografia e em Pedagogia da UFRRJ. O objetivo principal da pesquisa é analisar como os alunos de graduação em Geografia e Pedagogia utilizaram as diferentes linguagens gráficas para organizar seus fanzines no ensino de geografia. A metodologia é qualitativa e embasa-se na leitura específica e na realização de oficinas. A história dos bairros é contada pelos alunos que em sua maioria na Baixada Fluminense, permitindo a produção de um recurso didático ímpar e relevante para se trabalhar nas aulas de geografia na escola básica.

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Biografia do Autor

Clézio Santos, UFRRJ

Prof. Adjunto IV de Geografia do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar (IM) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ); Coordenador do Mestrado em Geografia (PPGGEO/UFRRJ); Pesquisador FAPERJ - Jovem Cientista do Nosso Estado (JCE) e pesquisador CNPq - Universal Ciências Humanas e Sociais.

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Publicado

2020-04-30

Como Citar

Santos, C. (2020). OS FANZINES DA BAIXADA FLUMINENSE NO ENSINO DE GEOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO: NARRATIVAS E GRAFIAS DOS BAIRROS. Revista Ciências Humanas, 13(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2020.v13.n1.a587