PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: COMPREENSÕES NECESSÁRIAS NA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AEE

Authors

  • Luciana Santos SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO MARANHÃO

DOI:

https://doi.org/10.32813/rchv12n12019artigo8

Keywords:

Planejamento. Educação Especial. Plano de AEE.

Abstract

O artigo analisa a importância do planejamento da ação didática na Educação Especial, no contexto do Atendimento Educacional Especializado - AEE, realizado em Sala de Recursos Multifuncionais para a elaboração do Plano de AEE. Para tanto, descreve caminhos com base em autores e documentos normativos com o propósito de delinear ações na estruturação do respectivo plano para alunos público alvo dessa modalidade de ensino. O estudo se pauta numa abordagem qualitativa, por meio de um levantamento bibliográfico em fontes de informação diversas (impressas e online) que trazem contribuições para um planejamento docente inclusivo e, sobretudo atendendo as necessidades educacionais específicas dos alunos. As análises levantadas apontam que a elaboração do Plano de AEE ainda é permeada de dúvidas e incompreensões no contexto do docente do atendimento especializado. Diante disso, as atividades aplicadas em Sala de Recursos Multifuncionais tendem a ser comprometidas, pois o improviso na ação didática no contexto da Educação Especial desconsidera as possiblidades e necessidades dos alunos se desenvolverem no aspecto educativo e funcional. Em suma, essa situação geralmente ocasiona ações descontextualizadas com a realidade pedagógica de cada aluno atendido e, consequentemente fragiliza a sua inclusão.

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Author Biography

Luciana Santos, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO MARANHÃO

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral-CE (2008) Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA, São Luís-MA (2011 Licenciada pelo Programa de Formação de Docentes(6º ao 9º ano, Ensino Médio e Educação Profissional) - Habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Maranhão, São Luís (2014) Especialização em Educação Inclusiva: diversidade na sala de aula pela UEMA (2011) Especialização em Supervisão Escolar pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER, Curitiba-PR (2014) Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Universidade Cândido Mendes - UCAM, Rio de Janeiro - RJ (2017). Especialização em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI, Indaial - SC (2017). Especialização em Educação Especial pela Faculdade de Tecnologia de Alagoas – FAT, Maceió - AL (2017). Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Maranhão (2019). Sócia efetiva da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial - ABPEE com sede atual na UNESP - Bauru, São Paulo. Professora da Educação Especial da Rede Estadual de Educação do Maranhão - SEDUC-MA. Atuação na área da Educação Especial em específico: Políticas inclusivas, Planejamento na Educação Especial/Inclusiva, AEE - Deficiência Visual e Intelectual e Tecnologia Assistiva.

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Published

2019-04-30

How to Cite

Santos, L. (2019). PLANEJAMENTO DA AÇÃO DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: COMPREENSÕES NECESSÁRIAS NA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AEE. Human Sciences Journal - RCH, 12(1), 98-113. https://doi.org/10.32813/rchv12n12019artigo8