GESTÃO DE FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR (ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO)

Autores

  • Narcelio dos Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Maxweel Rodrigues UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Sueli Cavalcante UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

DOI:

https://doi.org/10.32813/rchv11n12018artigo8

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Educação, Ensino Superior.

Resumo

As emergentes questões ligadas ao desenvolvimento sustentável tiveram suas origens nos movimentos de preservação do meio ambiente. Com a evolução da temática para formação de uma base sustentável, acrescentou-se, ao meio ambiente, as questões econômicas e sociais, os três itens formam juntos o tripé da sustentabilidade. A educação é tida como a principal fonte de conscientização da sociedade e propagação das ideologias do desenvolvimento sustentável, e as universidades colaboram nesse processo, disseminando o pensar e o agir sustentável, devendo elas próprias serem modelos de sustentabilidade, por meio de seus eixos de atuação (ensino, pesquisa, extensão e gestão). Este estudo objetivou desenvolver um método para analisar ações, aspectos e estratégias existentes dentro de uma Instituição Federal de Ensino Superior, que contribuem para a prática do Desenvolvimento Sustentável. De natureza qualitativa, trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, um estudo de caso que se complementa com a pesquisa documental. O presente trabalho permitiu dimensionar o desenvolvimento sustentável dentro de uma IFES, em suas diversas frentes de atuação. Após a aplicação do método proposto, e apesar da fase embrionária, verificou-se o interesse da Instituição em evoluir nas questões sustentáveis. Há um extenso caminho a ser percorrido, tendo em vista que, a preocupação com as futuras gerações perpassa os limites físicos da universidade.

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Biografia do Autor

Narcelio dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Graduado em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará (2007), especialista em
Administração de Recursos Humanos (UFC 2011), e mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação
Superior (UFC 2017). 

Maxweel Rodrigues, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Doutor, UFC-Docente do Departamento de Eng de Produção.

Sueli Cavalcante, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Doutor, UFC-Docente do Departamento de Administração.

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Publicado

2018-06-30

Como Citar

dos Santos, N., Rodrigues, M., & Cavalcante, S. (2018). GESTÃO DE FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR (ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO). Revista Ciências Humanas, 11(1). https://doi.org/10.32813/rchv11n12018artigo8