UM ESTUDO SOBRE LEGISLAÇÃO RECENTE: NEGRO, DIREITOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO

Autores

  • Suzana Ribeiro Unitau - Universidade de Taubaté
  • Hilma de Pinho Souza Universidade de taubaté - UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2015.v8.n2.a292

Resumo

O objetivo desse texto é apresentar um estudo sobre um conjunto de leis que serviram de apoio para as políticas públicas de promoção da igualdade das relações etnicorraciais, com enfoque especial na questão do negro e do ensino de história e cultura afro-brasileira africanas. Tal legislação está sendo entendida como uma das vertentes de preocupação e orientação das políticas públicas de educação na contemporaneidade. Frente ao estudo desta legislação destaca-se a importância da abordagem da temática da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e a demanda por incorporação de um currículo específico nas práticas pedagógicas, sob a perspectiva do combate ao racismo, preconceito e discriminação. A pesquisa realizou o levantamento e a análise de documentos oficiais relacionados ao tema. A análise da perspectiva da legislação foi amparada pelo referencial teórico de Bordieu (1992, 1998), Hall (2014), Munanga (1996; 2012) e Schwarcz (2001; 2012). Todos estes apontam a importância do reconhecimento e da valorização das diferentes identidades culturais e a necessidade de a escola encontrar caminhos para o enfrentamento do racismo, do preconceito e da discriminação.

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Biografia do Autor

Suzana Ribeiro, Unitau - Universidade de Taubaté

Graduou-se em História pela Universidade de São Paulo (bacharelado 1998 e licenciatura 2003), onde também concluiu seu mestrado (2002) e seu doutorado (2007) em História Social. Atualmente, é professora na UNITAU – Universidade de Taubaté e Diretora da Fala Escrita,. Realiza seu Pós-doutoramento no do Centro Simão Mathias de História da Ciência, CESIMA - PUC-SP e é pesquisadora do Núcleo de Estudos em História Oral, Neho USP e do Grupo de Estudos em Novas Narrativas, GENN - USP. Lecionou na Universidade Agostinho Neto, em Luanda - Angola (2005) e realizou estágio de pesquisa no Oral History Research Office da Universidade de Columbia, em Nova York - EUA (2006). É autora de livros. Entre suas principais obras estão: "Guia prático de História Oral" (2011), "Vozes da marcha pela terra" (indicado para o prêmio Jabuti em 1998), "Vozes da Terra - história de vida dos assentados rurais de São Paulo" (2005) e "Produção do conhecimento histórico" (2009/2010), além artigos em livros e periódicos. Tem experiência de pesquisa e de docência em História, Artes, Comunicação e Metodologia de Pesquisa, atuando principalmente com os seguintes temas: Procedimentos Metodológicos, Memória, Identidade, Direitos, Cidadania e Educação.

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Publicado

2015-12-25

Como Citar

Ribeiro, S., & de Pinho Souza, H. (2015). UM ESTUDO SOBRE LEGISLAÇÃO RECENTE: NEGRO, DIREITOS, DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO. Revista Ciências Humanas, 8(2), 30-38. https://doi.org/10.32813/2179-1120.2015.v8.n2.a292