CONTRIBUTIONS TO CRITICAL TEACHER TRAINING
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2025.v18.n1.a1104Keywords:
Teacher Training. Historical-Dialectical Materialism. Critical Collaborative Research.Abstract
O presente artigo teve por finalidade analisar contribuições teóricas e metodológicas à formação crítica de professores da educação básica, a partir do entrecruzamento entre a Teoria Histórico-Cultural e a Pesquisa Crítica de Colaboração. A problemática que orientou a investigação consistiu em compreender de que modo os princípios da Teoria Histórico-Cultural poderiam potencializar os processos formativos mediados pela Pesquisa Crítica Colaborativa. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico fundamentado em autores que discutiram os pressupostos epistemológicos da formação docente crítica, os fundamentos da Teoria Histórico-Cultural e os princípios metodológicos da pesquisa-intervenção. A análise evidenciou que a articulação entre essas vertentes promoveu uma abordagem formativa ancorada na mediação, na dialogicidade, na práxis e na compreensão do contexto sociocultural em que os sujeitos estão inseridos. Concluiu-se que a convergência entre tais fundamentos pode contribuir significativamente para a superação de modelos formativos tradicionais, favorecendo o engajamento crítico-reflexivo dos docentes, a valorização do conhecimento situado e a constituição de práticas pedagógicas emancipatórias.
Metrics
References
ANTONIO, R. M. Teoria Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica: o desafio do método dialético na didática. Maringá, 2008.
ALMEIDA, L.R. de. Wallon e a Educação. In: Henri Wallon – Psicologia e Educação. São Paulo: Loyola, 2000.
DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: críticas às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.HARVEY, David. Do fordismo à acumulação flexível. In HARVEY, David. Condição pós-moderna. 12. ed. São Paulo: Loyola, 2003.
DUARTE, N. A escola de Vigotski e a educação escolar: algumas hipóteses para uma leitura pedagógica da psicologia histórico-cultural. Psicologia USP, São Paulo, v.7, n.1/2, p.17-50, 1996.
FIDALGO, S e SHIMOURA, A. (orgs). Pesquisa Crítica de Colaboração: Um percurso na formação docente. Ductor, 2007
LA TAILLE, Yves et alii. Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. SP, Summus, 1991.
LIBERALI, Fernanda C. Formação crítica de educadores: questões fundamentais. Taubaté-SP: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2008.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. Lisboa: Presença, 1975.
MORETTI, V. D.; ASBAHR, F. S. F.; RIGON, A. J. O humano no homem: os pressupostos teórico-metodológicos da teoria histórico-cultural. Psicol. Soc. [online]. 2011, vol.23, n.3, pp. 477-485. ISSN 0102-7182. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822011000300005.
MAGALHÃES, M.C.C. A negociação de sentidos em formação de educadores e em pesquisa. In: FIDALGO, S.S; SHIMOURA, A.S. Pesquisa Crítica de colaboração: um percurso na formação docente. São Paulo: Ductor, 2006.
MAGALHÃES, M.C.C. Formação Contínua de Professores: Sessão reflexiva como espaço de negociação entre professores e pesquisador externo. In: FIDALGO, S.S; SHIMOURA, A. S. (Orgs). Pesquisa Crítica de Colaboração: um percurso na formação docente. São Paulo: Ductor, 2007.
MAHONEY, A. A. Introdução. In: Henri Wallon – Psicologia e educação. São Paulo: Loyola, 2000.
SCHÖN. D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
WALLON, H. Psicologia e Educação da Infância. Lisboa: Estampa. (1975).
SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras Aproximações. 11ª. ed. Campinas, Autores Associados, 2011.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas. 1987.
VYGOTSKI, L. S. A formação Social da Mente. Livraria Martins Fontes - Editora Ltda. São Paulo - SP 1991. 4ª edição brasileira.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Human Sciences Journal - RCH

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The publications of the Human Sciences Journal are registered under the Creative Commons Attribution CC-BY license.
1. The contents of the manuscripts are the exclusive responsibility of their author.
2. It is allowed the total or partial reproduction of manuscripts published in the journal, provided that the source is cited.
3. When submitting their manuscript to the Journal, the authors certify that they are of their own authorship and unpublished (not published in any digital or printed media).
4. The copyright of the articles published in the Journal are of the author, with first publication rights reserved for this journal.
5. For disclosure purposes, the Journal may replicate the works published in this journal in other media, such as social networks (Facebook, Academia.Edu, etc.).
6. The Journal is of public access, therefore, the authors who submit manuscripts agree that they are of free use.
7. In case of any illegality, fraud, or other attitude that puts in doubt the honesty of the publication, especially the practice of plagiarism, the manuscript will be automatically rejected.
8. If the manuscript has already been published, it will be immediately removed from the base of the Journal, its citation linked to the Journal will be prohibited and the cancellation of the referred publication shall be reported in the next issue of the one in which the article was published. In case of the procedure for the withdrawal of the paper the authors will be informed beforehand, being guaranteed the right to a broad defense.
9. The personal data provided by the authors will be used exclusively for the services provided by this publication and will not be made available for other purposes or to third parties.