PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE ACESSIBILIDADE E LAZER DE IDOSOS EM PARQUES E ÁREAS NATURAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2023.v16.n1.a920

Palavras-chave:

acessibilidade, idoso, parque, unidades de conservação, lazer.

Resumo

No Brasil, segundo a Política Nacional do Idoso (Lei 8.842, 1994) e o Estatuto do Idoso (Lei 10.741, 2003), considera-se idosa a pessoa com 60 anos ou mais de idade. Diante da tendência demográfica que aponta o aumento da população idosa e a necessidade de garantir acessibilidade em parques e áreas naturais para atividades de lazer voltadas a essa população, este estudo objetivou realizar um levantamento bibliográfico acerca do assunto nas bases de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e do Portal de Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), entre os anos de 2015 e 2022. Nessa busca, foram associados diferentes descritores. Neste artigo, são apresentados os resultados relativos à produção acadêmica sobre as condições de acessibilidade e inclusão da população idosa em parques e áreas naturais. Como será demonstrado pela análise dos resultados, é escassa a produção científico-acadêmica acerca desse tema.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Daniel Righi Campos, Universidade de Taubaté

Mestrando do Curso de Pós Graduação em Desenvolvimento Humano.

Luciana Esther da Silva Felix, Universidade de Taubaté

Mestranda do Curso de Pós Graduação em Desenvolvimento Humano.

patricia ortiz monteiro, Universidade de Taubaté

Doutora em Ciências Ambientais (UNITAU). Especialista em Gestão Ambiental (USP). Especialista em Turismo e Meio Ambiente (SENAC/CEATEL). Especialista em Planejamento e Manejo de Unidades de Conservação (CATIE/Costa Rica). Engenheira Agrônoma. Atualmente é Professora Assistente Doutora vinculada ao Dpto. de Gestão e Negócios (GEN) e Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano (PPGEDH) da Universidade de Taubaté. É docente de disciplinas dos cursos de graduação na modalidade a distância nas áreas de Gestão de Negócios e de Gestão de Recursos Naturais. Foi Coordenadora do Polo de Apoio Presencial de Ubatuba da EAD-UNITAU (2009-2012). Assumiu a Coordenação Geral do Programa de Educação a Distância da UNITAU, em 2012. É Diretora Executiva da Empresa de Pesquisa, Tecnologia e Serviços da UNITAU (EPTS). Trabalha há 17 anos com Educação Superior e há 9 anos com Educação a Distância. Apresenta experiência em implementação e gestão de programas, projetos, cursos e materiais em EAD. Tem experiência de 19 anos em consultorias, principalmente em Turismo e Meio Ambiente e de 14 anos em projetos socioambientais, em parceria com Unidades de Conservação especialmente em Programas de Interação Sócio-ambiental e Uso Público e em planejamentos e processos participativos. Participa de organizações não governamentais desde 1987. Participa de grupos de pesquisa, entre eles, o Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saberes e Práticas em Educação à Distância e o GT de Representações Sociais da ANPEPP. Atua nos temas: Educação, Educação a Distância, Educação Ambiental, Representações Sociais, Tecnologia de Informação e Comunicação, Unidades de Conservação, Ecoturismo, Turismo Sustentável e Comunidades Tradicionais.

Referências

Castro, Iraci N. de (2016). Turismo e lazer do(a) idoso(a) na cidade de Brasília como forma de inclusão social. [Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, Brasília].

Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, (2016). Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.

Dias, Viviane K. (2006). A participação de idosos em atividades de aventura no âmbito do lazer: valores e significados. [Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, São Paulo].

Dumazedier, Joffre. (1973). Lazer e cultura popular. São Paulo: Perspectiva.

Fernandes, Lívia W. (2017). Acessibilidade em Praças e Parques: o caso do Parque Dom Antônio Zattera em Pelotas - RS. [Dissertação de Mestrado Arquitetura, Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul].

Feuser, Shimene. (2018) Desenvolvimento e acessibilidade em Unidades de Conservação: Adaptação para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida no Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia, Município de Blumenau (SC). 2018. [Tese de Doutorado, Universidade Regional de Blumenau. Santa Catarina].

IBGE. (2016) Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira: 2016 / IBGE, Coordenação de População e Indicadores Sociais. - Rio de Janeiro: IBGE.

IBGE. (2019) Em 2018, expectativa de vida era de 76,3 anos. Recuperado de: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/26104-em-2018-expectativa-de-vida-era-de-76-3-anos.

Klein, Pâmela. (2019). Avaliação da acessibilidade espacial no Parque João Goulart, Santa Rosa, RS. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul].

Lei 8.842, de 04 de janeiro de 1994. Dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8842.htm.

Lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L10098.htm.

Lei 10.741, de 1° de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.741.htm.

Lei 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa

com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Recuperado de: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm.

Magalhães, Bianca dos S. (2019) Acessibilidade universal no turismo desenvolvido na Baía de Ilha Grande/RJ. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro].

Marcellino, Nelson C. (1983). Lazer e humanização. Campinas-SP: Papirus. Coleção Fazer/Lazer.

Moro, Ivan P. (2017). Acessibilidade no planejamento dos espaços públicos abertos e a inclusão do idoso: Ações para o parque Itaimbé em Santa Maria/RS. [Dissertação de Mestrado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo-Rio Grande do Sul].

Nogueira, Dhyego de Lima. (2017). Wayfinding e legibilidade ambiental em parque urbano: um estudo da percepção de usuários idosos. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa].

Parker Stanley. (1978). A sociologia do lazer. Tradução de Heloisa Toller Gomes. Rio de Janeiro: Zahar.

Ploner, Katia S. (2012). Educação para uma práxis solidária e um envelhecimento ativo. In Ruschmann, Doris. V. D. M.; Solha, Karina. T. (org.). Turismo e lazer para pessoa idosa. Barueri, São Paulo: Manole Ltda.

Rodrigues, Luciana. (2019). Acessível ou não? Eis a questão! Analisando a acessibilidade do Centro Histórico de Paraty (RJ) por meio da experiência turística da pessoa com deficiência física. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro].

Sassaki, Romeu K. (1997). Inclusão: construindo uma sociedade para todos. 7. ed. Rio de Janeiro: WVA.

Sassaki, Romeu K. (2003). Inclusão no Lazer e Turismo em busca da qualidade de vida. São Paulo: Áurea.

Sassaki, Romeu K. (2009). Inclusão: acessibilidade no lazer, trabalho e educação. Revista Nacional de Reabilitação (Reação), São Paulo, Ano XII, 10-16. Recuperado de:

https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/211/o/SASSAKI_-_Acessibilidade.pdf?1473203319.

Silva, Lilian M. M. (2016) Para sempre Jovem: Valores e significados do Turismo para a Terceira Idade. Juiz de Fora, Minas Gerais. Recuperado de: https://www.ufjf.br/bach/files/2016/10/LILIAN-MARIA-MORAES-DA-SILVA-1-sda.pdf.

Soares, Alexandre Ferreira. (2021). A satisfação com a vida de pessoas idosas frequentadoras de um parque municipal. [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Amazonas, Manaus].

Teles, Maria M. R. (2019). A invisibilidade das práticas de lazer do idoso nos espaços livres mantidos pelo Poder Público de Porto Nacional – TO. [Dissertação de Mestrado, Fundação Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins].

Downloads

Publicado

2023-03-30

Como Citar

Righi Campos, D. ., da Silva Felix, L. E., ortiz monteiro, patricia, & Garrido, M. C. de M. . (2023). PANORAMA DAS PESQUISAS SOBRE ACESSIBILIDADE E LAZER DE IDOSOS EM PARQUES E ÁREAS NATURAIS. Revista Ciências Humanas, 16(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2023.v16.n1.a920

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)