A PRESENÇA E A PERMANÊNCIA DE PESSOAS TRANS EM AMBIENTE ESCOLAR NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2022.v15.n1.a764

Palavras-chave:

Educação, Transgeneridade, Travestilidade, Transexualidade.

Resumo

Objetivou-se realizar pesquisa bibliográfica sobre pessoas trans em artigos científicos publicados na base de dados da Scientific Eletronic Library Online (SciELO), nos quais se discutem sua presença e sua permanência em ambiente escolar. Foram utilizadas diferentes combinações de descritores, devido à escassa produção acadêmica em relação aos temas da transgeneridade, da travestilidade e da transexualidade a partir de uma perspectiva não marginalizada, não patologizante e não cisgênera e/ou heterocentrada dessas identidades. Os artigos encontrados apontaram a cisgeneridade e o heterocentrismo como normas arbitrárias de existência e vivência que dificultam, quando não impedem, a presença e permanência de pessoas trans em ambientes escolares, descritos por elas como violentos. Os autores concluem que uma maneira de combater essa situação é o debate sobre gênero e identidades de gênero nas escolas.        

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Auro Fábio Bornia Ortega, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Médico do Trabalho com título de especialista pela ANMAT, Pós Graduado em Gestão (FGV) e aluno do mestrado em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté.

Clara Lívia Salles de Carvalho, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Bacharel em Economia (UNESP), Pós graduada em Gestão Financeira (FGV) e aluna do mestrado em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté.

Paula Valente Braz, Universidade de Taubaté

Bacharel em Direito (UNITAU), Psicológa (UNITAU) com atuação clínica em atendimento de pessoas LGBTQIA+ e aluna do mestrado em Desenvolvimento Humano.

Zuleika Zamoner, Universidade de Taubaté

Professora da Rede municipal de São José do Campos e da Rede Estadual de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté.

Patrícia Ortiz Monteiro, Universidade de Taubaté

Professora Assistente Doutora vinculada ao Dpto. de Gestão e Negócios (GEN) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté. 

Referências

ABGLT. Pesquisa nacional sobre o ambiente educacional no brasil 2016. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2016. Disponível em: https://static.congressoemfoco.uol.com.br/2016/08/IAE-Brasil-Web-3-1.pdf. Acesso em: 8 dez. 2020.

ALMEIDA, Cecília Barreto de; VASCONCELLOS, Victor Augusto. Transexuais: transpondo barreiras no mercado de trabalho em São Paulo? Rev. Direito GV, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 303-333, ago. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1808-24322018000200303&lng=en&nrm=iso. Acesso em 5 nov. 2020.

ANDRADE, Luma Nogueira de. Travestis na escola: assujeitamento e resistência à ordem normativa. 2012. (Tese) Doutorado – Universidade Federal do Ceará. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7600. Acesso em 5 nov. 2020.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. 19. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2020.

CARRARA, Sergio et al. Política, Direitos, Violência e Homossexualidade. Pesquisa 9ª Parada do Orgulho GLBT - São Paulo 2005. Coleção Documentos, v. 5. Rio de Janeiro: CEPESC, 2006. Disponível em: http://www.clam.org.br/uploads/arquivo/paradasp_2005.PDF. Acesso em: 8 dez. 2020.

DINIS, Nilson Fernandes; PAMPLONA, Renata Silva. "Encontrando Bianca": discursos sobre o corpo-travesti. Pro-Posições, Campinas, v. 25, n. 2, p. 217-236, ago. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73072014000200012&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 5 nov. 2020.

INEP. Projeto de estudo sobre ações discriminatórias no âmbito escolar (...). São Paulo, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/relatoriofinal.pdf. Acesso em: 8 dez. 2020.

LAQUEUR, Thomas. Inventando o sexo: corpo e gênero dos gregos a Freud. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

LOURO, Guacira Lopes. Um corpo estranho: ensaios sobre sexualidade e teoria queer. 3. ed. Belo Horizonte: Autência Editora, 2018.

MOLINA, Luana P. P. “Yo solo soy”: Os processos de transições corporais de estudantes trans no Bachillerato Popular Trans Mocha Celis. Sex., Salud Soc. (RJ) Rio de Janeiro, n. 34, p. 108-125, abril 2020. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-64872020000100108&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 5 dez. 2020.

MOREIRA, Maria Ignez Costa et al. Mulheres, travestis e transexuais: interseções de gênero em documentos de políticas públicas. Fractal, Rev. Psicol. Rio de Janeiro, v. 30, n. 2, p. 234-242, ago. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922018000200234&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 5 dez. 2020.

OECD (2019), Society at a Glance 2019: OECD Social Indicators, OECD Publishing, Paris. Disponível em: https://doi.org/10.1787/soc_glance-2019-en. Acessado em 14 de novembro de 2020.

PEDRA, Benevides Caio. Cidadania trans: o acesso à cidadania por travestis e transexuais no Brasil. 1. ed. Curitiba: Appris, 2020.

SALES, Adriana; SOUZA, Leonardo Lemos de; PERES, Wiliam Siqueira. Travestis brasileiras e escola: problematizações sobre processos temporais em gêneros, sexualidades e corporalidades nômades. Fractal, Rev. Psicol. Rio de Janeiro, v. 29, n. 1, p. 71-80, abril 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922017000100071&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 5 nov. 2020.

SANTOS, Dayana Brunetto Carlin dos. A biopolítica educacional e o governo de corpos transexuais e travestis. Cad. Pesqui. São Paulo, v. 45, n. 157, p. 630-651, set. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742015000300630&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 5 nov. 2020.

SILVA, Glauber Weder dos Santos et al. Situações de violência contra travestis e transexuais em um município do nordeste brasileiro. Rev. Gaúcha Enferm. Porto Alegre, v. 37, n. 2, e56407, 2016. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-14472016000200404&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 5 nov. 2020.

SIMPSON, Keila. Parte I – Movimento Social: relatos de vivências e lutas contra o preconceito e pelo direito à saúde: Transexualidade e Travestilidade. In: BRASIL. Ministério Da Saúde. Transexualidade e Travestilidade na Saúde. Brasília, DF, 2015, p. 9-15.

SOUSA, Patricia Juliana de; FERREIRA, Luiz Oscar Cardoso; SÁ, Janilson Barros de. Estudo descritivo da homofobia e vulnerabilidade ao HIV/Aids das travestis da Região Metropolitana do Recife, Brasil. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 18, n. 8, p. 2239-2251, ago. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232013000800008&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 nov. 2020.

SOUZA, Martha Helena Teixeira de et al. Violência e sofrimento social no itinerário de travestis de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 31, n. 4, p. 767-776, abril 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2015000400767&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 5 nov. 2020.

TORRES, Marco Antônio; PRADO, Marco Aurélio. Professoras transexuais e travestis no contexto escolar: entre estabelecidos e outsiders. Educ. Real. Porto Alegre, v. 39, n. 1, p. 201-220, mar. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362014000100012&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 5 nov. 2020.

TORRES, Marco Antônio; SARAIVA, Izabella Marina Martinho; GONZAGA, Rubens Modesto. Sexualidades no contexto escolar: violência ética e disputas por reconhecimento. Rev. Bras. Educ. Rio de Janeiro, v. 25, e250049, 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782020000100237&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 12 nov. 2020.

VERGUEIRO, Viviane. Por inflexões decoloniais de corpos e identidades de gênero inconformes: uma análise autoetnográfica da cisgeneridade como normatividade. 2016. Tese (Doutorado) - Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil. Disponível em: Acesso em: https://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19685. Acesso em: 24 de março de 2021.

Downloads

Publicado

2022-02-02

Como Citar

Bornia Ortega, A. F. ., Salles de Carvalho, C. L., Valente Braz, P. ., Zamoner, Z., & Ortiz Monteiro, P. (2022). A PRESENÇA E A PERMANÊNCIA DE PESSOAS TRANS EM AMBIENTE ESCOLAR NO BRASIL. Revista Ciências Humanas, 15(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2022.v15.n1.a764

Edição

Seção

Artigo Original