WIKIPÉDIA EM LÍNGUA PORTUGUESA

Dinâmicas, estruturas e dilemas na colaboração para o conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2121.v14.n2.a747

Palavras-chave:

Wikipédia, Rede sociotécnica, português, conhecimento

Resumo

Este estudo teve como objetivo expor as dinâmicas, as estruturas e os dilemas existentes na Wikipédia em língua portuguesa. Para tal, analisamos estatísticas, documentos, modos de funcionamento e comportamentos em três dimensões: humana, técnica e sociotécnica. No final, expusemos alguns casos que demonstram o quotidiano desta comunidade colaborativa, retratando dilemas e desafios inerentes à função de edição e difusão de conhecimento em regime enciclopédico, livre e colaborativo. Com o acesso facilitado à informação, diante de uma simplicidade sem precedentes nas trocas informacionais e com possibilidades sociotécnicas únicas em torno de interesses comuns, a Wikipédia criou o ambiente propício para associações produtivas. Os efeitos são vários: geração reticular das colaborações, nivelamento de especialistas e amadores, agregação de fatores humanos e técnicos no processo produtivo, colaboração idiomática num continuum editorial, entre outras. No caso concreto da Wikipédia em português, trata-se de uma das maiores, senão a maior, estratégia conjunta em defesa do idioma enquanto língua de conhecimento e cultura. No final, consideramos que as forças superam as fraquezas deste imenso processo colaborativo, ainda que um conjunto de dinâmicas e dilemas, sobretudo na disputa de conteúdos e de poder, criem sombra aos objetivos altruístas deste projeto enciclopédico. 

Metrics

Carregando Métricas ...

Referências

Bairon, S. (2011). Hipermídia. São Paulo: Brasiliense.

Bateman, A. & Logan, D. W. (2010). Time to underpin Wikipedia wisdom. Nature, v. 468, n. 7325, pp. 765-765.

Benker, Y. & Nissenbaum, H. (2006). Commons-based peer production and virtue. The Journal of Political Philosophy, 14, 4: 394-419.

Braz, S. C. F & Souza, E. D. (2014). Os desafios da confiabilidade da informação na Produção colaborativa de conteúdos: Análises na Wikipédia, a Enciclopédia Livre. Ciência da Informação em Revista, 1 (3): 19-31. Recuperado de https://www.seer.ufal.br/index.php/cir/article/view/1597

Bryant, S. L., Forte, A.; Bruckman, A. (2005). Becoming wikipedian: Transformation of participation in a collaborative online encyclopedia. In proceedings of the 2005 international ACM SIGGROUP conference on Supporting group work, New York, NY, USA. ACM.

Costa Filho, C. (2020). Raça e gênero no mundo digital. Congresso Internacional de culturas 2020 [evento online]. Recuperado de https://culturas.cc/congresso2020/event/painel-6-raca-e-genero-no-mundo-digital/

Costa, P. R. (2020). Eu sou tu. Tu és intelecto contingente. In J. P. Neves, P. R. Costa, P. de V. Mascarenhas, I. T. de Castro & V. R. Salgado (2020), Eu sou tu. Experiências ecocríticas (pp. 271-294). Braga: CECS. Recuperado de http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/cecs_ebooks/article/view/3325

Costa, P. R. (2021a). A Wikipédia como veículo de conhecimento nos países de língua portuguesa. Communitas Think Tank. CECS, Instituto de Ciências sociais: Braga. Recuperado de http://www.communitas.pt/ideia/a-wikipedia-como-veiculo-de-conhecimento-nos-paises-de-lingua-portuguesa/

Costa, P. R. (2021b, 19 de janeiro). O ethos do wikipedista. Semelhanças e diferenças com o cientista. Pasquim da Vila. Recuperado de https://www.pasquimdavila.pt/2021/01/19/o-ethos-do-wikipedista-semelhancas-e-diferencas-com-o-cientista

Di Felice, M. (2017). Net-ativismo: Da ação social para o ato conectivo. São Paulo, SP: Paulus.

Esteves, B. & Cukierman, H. (2012). A controvérsia sobre as causas do aquecimento global em 15 artigos da Wikipédia lusófona. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, São Paulo: USP.

Esteves, B. (2012, julho). Cooperação conturbada: Quem são e por que brigam os editores da Wikipédia em português. Folha de São Paulo. Recuperado de https://piaui.folha.uol.com.br/materia/cooperacao-conturbada/

Giles, J. (2005, 14 de dezembro). Internet encyclopaedias go head to head. Nature. Recuperado de https://www.nature.com/articles/438900a

Goulart, M. D. & Pujol, R. P. (2018, 28 de junho). Mulheres têm menos tempo livre do que os homens. Filantropia. Recuperado de https://www.filantropia.ong/informacao/10093-mulheres-tem-menos-tempo-livre-do-que-os-homens

Grayling, A. C. (2020). Uma história da filosofia. Lisboa: edições 70.

Gunkel, D. J. (2017). Comunicação e inteligência artificial: novos desafios e oportunidades para a pesquisa em comunicação. Galaxia, 34: 05-19. Recuperado de Recuperado de http://dx.doi.org/10.1590/1982-2554201730816

Hara, N., Shachaf, P. Hew, K. F. (2010). Cross-cultural analysis of the Wikipedia community. Journal of the American Society of Information Science and Technology, 61 (10): 2097-2108.

Hartog, F. (2003). Regimes d'Historicité: presentisme et experiences du temps/ Regimes of Historicity: presentism and experiences of time. Paris: Seuil.

Heilman J, Kemmann E, Bonert M, Chatterjee A, Ragar B, Beards G, Iberri D, Harvey M, Thomas B, Stomp W, Martone M, Lodge D, Vondracek A, de Wolff J, Liber C, Grover S, Vickers T, Meskó B, Laurent M. (2011). Wikipedia: A Key Tool for Global Public Health Promotion. Journal of Medical Internet Research, 13(1):e14. DOI: 10.2196/jmir.1589.

Innerarity, D. (2019). Política para perplexos. Porto: Porto Editora.

Jaschik, S. (2007, 26 de janeiro). A stand against Wikipedia. Inside Higher Ed. Recuperado de https://www.insidehighered.com/news/2007/01/26/stand-against-wikipedia

Jenkins, H. (2008). Cultura da convergência. São Paulo: Aleph.

Jünger, E. (1990). La Mobilisation Totale. L'État Universel – suivi de La Mobilisation Totale. Paris, Gallimard, 1990.

Kaye, A. (1992). Learning together apart. Computer Science. DOI:10.1007/978-3-642-77684-7_1.

Latour, B. (2012). Reagregando o social: uma introdução à teoria do Ator-Rede. Brasilia: Edufba.

Latour, B. (2020). Por que a crítica perdeu a força? De questões de fato a questões de interesse. O que nos faz pensar – Cadernos do Departamento de Filosofia da PUC-Rio, 29 (46): 173-204. DOI: https://doi.org/10.32334/oqnfp.2020n46a748

Lima, V. W. (2011). Verbete digital: análise de gênero na Wikipedia. Revista L@el em (Dis-)curso. 4 (2): 60-73. Recuperado de https://revistas.pucsp.br/index.php/revlael/article/view/2991/6010

Liñán, J. M. A. (2015, 07 de setembro). Wikipédia expulsa centenas de editores por cobrarem de empresas. El País. Recuperado de https://brasil.elpais.com/brasil/2015/09/04/tecnologia/1441375167_988480.html

Lowry, P.B., Curtis A., Lowry, M.R (2004). Building a Taxonomy and Nomenclature of Collaborative Writing to Improve Interdisciplinary Research and Practice. The Journal of Business Communication. 41(1): 66-99. Doi:10.1177/0021943603259363

Maffesoli, M. (2001). O eterno instante – o retorno do trágico nas sociedades pós-modernas. Lisboa: Instituto Piaget.

Martins, M. L. (2011). Crise no castelo da Cultura. Das estrelas para os ecrãs. Coimbra: Grácio Editores.

Martins, M. L. (2018). Os países lusófonos e o desafio de uma circum-navegação tecnológica. Comunicação e Sociedade. 34: 87–101. DOI: 10.17231/comsoc.34(2018).2937.

Miliard, M. (2008, 1 de março). Wikipediots: Who Are These Devoted, Even Obsessive Contributors to Wikipedia? Salt Lake City Weekly. Recuperado de https://www.cityweekly.net/utah/feature-wikipediots-who-are-these-devoted-even-obsessive-contributors-to-wikipedia/Content?oid=2131674

Monteiro, F. (2021, 26 de janeiro). Wikipédia pressionada a “limpar currículo” de empresário apoiante do Chega. Rádio Renascença. Recuperado de https://rr.sapo.pt/2021/01/26/pais/wikipedia-pressionada-a-limpar-curriculo-de-empresario-apoiante-do-chega/noticia/223997/

Niederer, S. & Dijck, J. (2010). Wisdom of the crowd or technicity of content? Wikipedia as a sociotechnical system. New Media & Society. XX(X): 1–19. Recuperado de https://bit.ly/2TmMVFq

Padilha, I. M. C., Lima Júnior, M. P. A e Santos, M. R. A (2019). A democratização da divulgação científica através do Wikipédia. XXI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste (São Luís. Recuperado de https://portalintercom.org.br/anais/nordeste2019/resumos/R67-1218-1.pdf

Pequenino, K. (2021, 10 de fevereiro). “Variantes da língua” são maior motivo de discórdia entre editores da Wikipédia em português. Público. Recuperado de https://www.publico.pt/2021/02/10/tecnologia/noticia/variantes-lingua-sao-maior-motivo-discordia-editores-wikipedia-portugues-1950186

Pestana, F. & Cardoso, T. (2019). Wikipédia, um sistema sociotécnico? Challenges 2019: Desafios da Inteligência Artificial, Artificial Intelligence Challenges. Recuperado de https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/8653/1/Pestana_%26_Cardoso_Challenges_2019.pdf

Valéry, P. (2005). A Conquista da Ubiquidade. Comunicação e Linguagens. J. A. Bragança de Miranda & E. Prado Coelho, 34: 313-315. Lisboa: Relógio d’Água.

Verna, S. (2012). Ideias Geniais – Os principais teoremas, teorias, leis e princípios científicos de todos os tempos. Belo Horizonte: Gutemberg Editora.

Virilio, P. (2000). A velocidade de libertação. Lisboa: Relógio D’água.

Downloads

Publicado

2021-08-09

Como Citar

Costa, P. R., Perneta, P. S., & Martins, M. de L. (2021). WIKIPÉDIA EM LÍNGUA PORTUGUESA: Dinâmicas, estruturas e dilemas na colaboração para o conhecimento. Revista Ciências Humanas, 14(2). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2121.v14.n2.a747