A docência e seus desafios: um olhar crítico acerca da comercialização da educação

Katiane Alyne de Souza Ribeiro da Silva, Maria Fatima Melo Toledo

Resumo


A arte de ensinar faz parte de um campo fértil para discussões, tendo em vista que a políticas educacionais vigentes têm realizado estudos relevantes que muito corroboram para a fertilização deste solo. Dessa forma, o presente trabalho trás como centro de sua discussão um caloroso debate com relação a esta formação, seus desafios e, ainda, um olhar crítico com relação à comercialização da educação, em especial, a superior. Julgou-se necessário que para esta pesquisa fosse utilizado apenas a consulta de campo bibliográfico. Este estudo fora construído a partir de alguns questionamentos com relação às políticas de formação docente, tais como o distanciamento que existe entre a teoria e a prática educacional; as péssimas condições de trabalho a que o docente se submete; a desqualificação, ainda, de alguns professores que se encontram em sala de aula mesmo com a ampliação do ensino superior; a criação de programas do Governo Federal para a educação e o fato de esta ainda encontrar-se em condições precárias e a remuneração desleal para com os professores. Trata-se de uma pesquisa com embasamento em teóricos que possuem estudos desenvolvidos na Educação, dentre eles: Tardif (2010); Gati (2009); Oliveira (2003); Ferri (2010); Carvalho (2006), entre outros. Vale ressaltar, ainda, que este debate não se deu por encerrado, tendo em vista que o mesmo se trata de uma pequena amostra de uma pesquisa ainda maior que tem se desenvolvido ao longo de um ano e meio. Trata-se, portanto, de um trabalho de pesquisa para fins de aquisição do título de mestre em Desenvolvimento Humano, cujo tema encontra-se dissolvido nessas linhas que serão desveladas ao longo da leitura discursiva deste artigo, um dos capítulos da dissertação do supracitado mestrado.

Palavras-chave


Políticas educacionais; Docente; Formação

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