INTERVENÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA

Resumo

Estudos apontam que os cursos de engenharia precisam enfrentar muitos desafios para oferecer uma preparação profissional condizente com as expectativas do mundo do trabalho. Dentre esses desafios, encontra-se a necessidade de promover condições mais favoráveis para o desenvolvimento da criatividade dos estudantes. A criatividade é uma habilidade importante para a resolução de problemas e vem sendo cada vez mais valorizada no perfil de um profissional. Assim, esta pesquisa teve como objetivos: (a) analisar barreiras à criatividade pessoal de universitários de engenharia; e (b) propor uma intervenção, que contemple as necessidades da população-alvo, para o desenvolvimento da expressão da criatividade. A amostra foi constituída por 374 estudantes de engenharia. Foi aplicado o Inventário de Barreiras à Criatividade Pessoal. Os resultados relacionados às barreiras à criatividade foram analisados estatisticamente segundo medidas de tendência central (moda). Os principais resultados apontam que o fator Falta de Motivação foi a barreira mais relatada pelos estudantes de engenharia desta amostra. Com base nesse levantamento de necessidades e na revisão de literatura, a intervenção foi planejada usando como procedimento elementos de jogos, ou seja, atividade lúdica com desafios e combinação de cooperação e competição entre os grupos a fim de promover a motivação no processo de aprendizagem e desenvolver a expressão da criatividade dos universitários de engenharia.

Biografia do Autor

Camila de Sousa Pereira-Guizzo, Centro Universitário SENAI CIMATEC
Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2010) e Especialista em Gestão Organizacional e Recursos Humanos pelo Departamento de Engenharia de Produção da mesma instituição (2004). Professora Adjunta do Centro Universitário SENAI CIMATEC-Bahia. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Fatores Humanos e Aprendizagem Tecnológica. Membro Grupo de Trabalho Relações Interpessoais e Competência Social (ANPEPP).
Publicado
2019-12-19