AVALIAÇÃO DA METODOLOGIA THEOPRAX PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE NO SENAI-BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/rchv12n12019artigo7

Resumo

A necessidade de constantes inovações em produtos, processos e sistemas de gestão tem sido determinante na busca por profissionais adequadamente formados. Essa busca leva ao questionamento do ensino técnico tradicional e do seu papel de desenvolver aptidões para o mundo do trabalho na atualidade. Na tentativa de preencher lacunas na formação profissionalizante, têm surgido metodologias que tentam sintonizar o ensino técnico tradicional com as novas demandas. Uma delas é a metodologia alemã TheoPrax, focada no desenvolvimento de habilidades comportamentais praticadas em projetos realizados pelos alunos em empresas, sob orientação e acompanhamento de docentes. Uma avaliação preliminar dessa metodologia – a qual vem sendo adotada em unidades do ensino técnico do SENAI da Bahia - aferiu a contribuição da mesma para o desenvolvimento das habilidades comportamentais dos alunos na execução de projetos de trabalho no ambiente industrial local. A referida avaliação foi feita sob tripla perspectiva: (a) dos próprios alunos egressos; (b) dos docentes; e (c) das empresas onde os alunos atuaram. Este trabalho permitiu um olhar crítico sobre a metodologia TheoPrax no SENAI da Bahia, ensejando sugestões de ajustes na execução e monitoramento dos projetos, com vistas ao aprimoramento da aprendizagem de habilidades comportamentais dos discentes que fazem emprego daquela metodologia.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila de Sousa Pereira-Guizzo, Centro Universitário SENAI CIMATEC

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2010) e Especialista em Gestão Organizacional e Recursos Humanos pelo Departamento de Engenharia de Produção da mesma instituição (2004). Professora Adjunta do Centro Universitário SENAI CIMATEC-Bahia. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Fatores Humanos e Aprendizagem Tecnológica. Membro Grupo de Trabalho Relações Interpessoais e Competência Social (ANPEPP).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-04-30

Como Citar

Dias Passos, C., de Sousa Pereira-Guizzo, C., & Uchoa Passos, F. (2019). AVALIAÇÃO DA METODOLOGIA THEOPRAX PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE NO SENAI-BAHIA. Revista Ciências Humanas, 12(1), 82-97. https://doi.org/10.32813/rchv12n12019artigo7