AVALIAÇÃO DA METODOLOGIA THEOPRAX PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE NO SENAI-BAHIA

Caroline Dias Passos, Camila de Sousa Pereira-Guizzo, Francisco Uchoa Passos

Resumo


A necessidade de constantes inovações em produtos, processos e sistemas de gestão tem sido determinante na busca por profissionais adequadamente formados. Essa busca leva ao questionamento do ensino técnico tradicional e do seu papel de desenvolver aptidões para o mundo do trabalho na atualidade. Na tentativa de preencher lacunas na formação profissionalizante, têm surgido metodologias que tentam sintonizar o ensino técnico tradicional com as novas demandas. Uma delas é a metodologia alemã TheoPrax, focada no desenvolvimento de habilidades comportamentais praticadas em projetos realizados pelos alunos em empresas, sob orientação e acompanhamento de docentes. Uma avaliação preliminar dessa metodologia – a qual vem sendo adotada em unidades do ensino técnico do SENAI da Bahia - aferiu a contribuição da mesma para o desenvolvimento das habilidades comportamentais dos alunos na execução de projetos de trabalho no ambiente industrial local. A referida avaliação foi feita sob tripla perspectiva: (a) dos próprios alunos egressos; (b) dos docentes; e (c) das empresas onde os alunos atuaram. Este trabalho permitiu um olhar crítico sobre a metodologia TheoPrax no SENAI da Bahia, ensejando sugestões de ajustes na execução e monitoramento dos projetos, com vistas ao aprimoramento da aprendizagem de habilidades comportamentais dos discentes que fazem emprego daquela metodologia.

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DOI: http://dx.doi.org/10.32813/rchv12n12019artigo7

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Revista Ciências Humanas - eISSN: 2179-1120




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