GESTÃO DE FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO SUPERIOR (ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO)

Narcelio Jose Marques dos Santos, Maxweel Veras Rodrigues, Sueli Maria de Araújo Cavalcante

Resumo


As emergentes questões ligadas ao desenvolvimento sustentável tiveram suas origens nos movimentos de preservação do meio ambiente. Com a evolução da temática para formação de uma base sustentável, acrescentou-se, ao meio ambiente, as questões econômicas e sociais, os três itens formam juntos o tripé da sustentabilidade. A educação é tida como a principal fonte de conscientização da sociedade e propagação das ideologias do desenvolvimento sustentável, e as universidades colaboram nesse processo, disseminando o pensar e o agir sustentável, devendo elas próprias serem modelos de sustentabilidade, por meio de seus eixos de atuação (ensino, pesquisa, extensão e gestão). Este estudo objetivou desenvolver um método para analisar ações, aspectos e estratégias existentes dentro de uma Instituição Federal de Ensino Superior, que contribuem para a prática do Desenvolvimento Sustentável. De natureza qualitativa, trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, um estudo de caso que se complementa com a pesquisa documental. O presente trabalho permitiu dimensionar o desenvolvimento sustentável dentro de uma IFES, em suas diversas frentes de atuação. Após a aplicação do método proposto, e apesar da fase embrionária, verificou-se o interesse da Instituição em evoluir nas questões sustentáveis. Há um extenso caminho a ser percorrido, tendo em vista que, a preocupação com as futuras gerações perpassa os limites físicos da universidade.


Palavras-chave


Desenvolvimento Sustentável; Educação; Ensino Superior.

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