DA VONTADE GERAL COMO CONDIÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA SOBERANIA POPULAR EM JEAN-JACQUES ROUSSEAU

Autores

  • Luiz Carlos Mariano da Rosa "Espaço Politikón Zôon - Educação, Arte e Cultura"

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2014.v7.n2.a155

Palavras-chave:

Vontade Geral, Rousseau, soberania popular, interesse comum.

Resumo

Baseado no caráter necessário que a leitura rousseauniana atribui ao pacto social, que implica o ato pelo qual o povo se faz povo, convergindo para a constituição de um corpo coletivo e moral que emerge como a única fonte legítima do poder e seu único detentor, o artigo assinala a Vontade Geral como condição para o exercício da soberania popular, mostrando que o que se lhe impõe não é senão uma formação econômico-social que possibilite sua manifestação como tal, que encerra o interesse comum e perfaz um processo que envolve as decisões coletivas e antes a sua elaboração, demandando a criação de condições concretas para a sua objetivação, que transpõe o significado de um mero somatório das vontades particulares que, resultando na vontade de todos (maioria), caracteriza um sistema que estruturalmente tende à desigualdade e à injustiça e que, por essa razão, guarda uma lógica incapaz de promover a sua superação.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luiz Carlos Mariano da Rosa, "Espaço Politikón Zôon - Educação, Arte e Cultura"

- Escritor, poeta e ensaísta, letrista e articulista; - Teórico da Educação e Filósofo Político; - Autor de O Todo Essencial, Universitária Editora, Lisboa, Portugal, e, entre outros, Quase Sagrado, ?Politikón Zôon Publicações, São Paulo, Brasil; - Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano (CEUCLAR/SP) e Pós-Graduado em Filosofia pela Universidade Gama Filho (UGF/RJ); - Professor-Pesquisador e Filósofo-Educador no Espaço Politikón Zôon - Educação, Arte e Cultura.

Downloads

Publicado

2014-12-23

Como Citar

Mariano da Rosa, L. C. (2014). DA VONTADE GERAL COMO CONDIÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA SOBERANIA POPULAR EM JEAN-JACQUES ROUSSEAU. Revista Ciências Humanas, 7(2), 28. https://doi.org/10.32813/2179-1120.2014.v7.n2.a155