POLÍTICAS SOCIAIS PÚBLICAS E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO: Revisitando as Produções Científicas

Autores

  • Paulo Sérgio Araújo Tavares Curso Êxito - Universidade Municipal de São Caetano do Sul (Professor nos cursos de pós graduação em Direito Público e Direito Tributário e no cursos preparatórios para concurso público e exame da OAB)
  • Elisa Maria Andrade Brisola Universidade de Taubaté
  • Marluce Auxiliadora Borges Glaus Leão Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2014.v7.n2.a144

Palavras-chave:

Desenvolvimento Humano. Ensino do Direito. Políticas Públicas. Teoria Bioecológica.

Resumo

Esta pesquisa faz uma reflexão sobre o ensino superior do Direito atrelado às Políticas Sociais Públicas, sob o enfoque da teoria bioecológica de Urie Bronfenbrenner.  Considera que os estudos do desenvolvimento no contexto exercem um relevante papel no cenário político nacional, associado à ideia de poder, uma vez que os juristas, desde a fundação de tais cursos no Brasil, ocupam importantes cargos dirigentes no país e estão presentes nas funções de poder da máquina estatal, dentre elas a de efetivação e elaboração das leis relacionadas às políticas sociais públicas. O objetivo do estudo foi identificar, em junho de 2014, o estado da arte das publicações sobre a temática em sites científicos, como o Banco de Dados de Dissertações e Teses da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), bem como do Scientific Electronic Library Online (SciELO), a partir de 2010. Os resultados confirmam a necessidade de produção científica sobre o conhecimento real desta temática, uma vez que nenhuma produção acessada relacionou-se com a questão pesquisada.

Palavras-chave: Desenvolvimento Humano. Ensino do Direito. Políticas Públicas. Teoria Bioecológica.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Elisa Maria Andrade Brisola, Universidade de Taubaté

Possuo graduação em Serviço Social pela Universidade do Vale do Paraíba (1984); mestrado e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996 e 2003 respectivamente). Atualmente sou professora assistente da Universidade de Taubaté. Tenho experiência na área de assistência social e saúde e um forte compromisso com a formação profissional. Na UNITAU coordeno um Projeto de Extensão " Assessoria à Implementação do SUAS nos municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira". Atuo no ensino e na pesquisa, coordenando o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Sociais - NEPSS. Atualmente, componho o corpo permanente do Mestrado Interdisciplinar "Desenvolvimento Humano: políticas sociais e Formação" da Universidade de Taubaté, coordenando a linha de pesquisa de Políticas Sociais, ministrando aulas e orientando alunos. Também coordeno o curso de especialização "Política Social e Trabalho Social com famílias".

Marluce Auxiliadora Borges Glaus Leão, Universidade de Taubaté

Graduação em Psicologia, especialização em Psicologia Analítica e em Pedagogia Empresarial, mestrado e doutorado em Ciências Biomédicas, área de concentração - Saúde Mental, pela Universidade Estadual de Campinas. Docente da Universidade de Taubaté desde 1995, com atuação no curso de Psicologia, na extensão universitária e pós-graduação. Do trabalho com adultos trabalhadores resultou meu foco de estudos, prática docente e profissional: Saúde Mental & Trabalho, Saúde Mental & Envelhecimento e Desenvolvimento Humano. Coordeno desde 2001 um programa de extensão universitária de atenção integral ao envelhecimento, desenvolvendo ações em dois grandes eixos:a gerontologia educacional e a educação gerontológica. Sob a perspectiva da promoção de saúde, trabalho com otimização cognitiva e com a memória autobiográfica como vetor e método de pesquisa e de intervenção psicológica com idosos. Participo do corpo permanente de docentes do curso de Mestrado Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano: formação, políticas e práticas sociais.Tenho especial interesse pela Teoria Bioecológica de desenvolvimento humano, relacionada aos estudos sobre resiliência, envelhecimento e trabalho e o uso das narrativas autobiográficas em pesquisas.

Downloads

Publicado

2014-12-23

Como Citar

Tavares, P. S. A., Brisola, E. M. A., & Leão, M. A. B. G. (2014). POLÍTICAS SOCIAIS PÚBLICAS E DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO: Revisitando as Produções Científicas. Revista Ciências Humanas, 7(2), 16. https://doi.org/10.32813/2179-1120.2014.v7.n2.a144