CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.32813/2179-1120.2025.v18.n1.a1104Palavras-chave:
Formação Docente. Materialismo Histórico-Dialético. Pesquisa Crítica de Colaboração.Resumo
O presente artigo teve por finalidade analisar contribuições teóricas e metodológicas à formação crítica de professores da educação básica, a partir do entrecruzamento entre a Teoria Histórico-Cultural e a Pesquisa Crítica de Colaboração. A problemática que orientou a investigação consistiu em compreender de que modo os princípios da Teoria Histórico-Cultural poderiam potencializar os processos formativos mediados pela Pesquisa Crítica Colaborativa. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico fundamentado em autores que discutiram os pressupostos epistemológicos da formação docente crítica, os fundamentos da Teoria Histórico-Cultural e os princípios metodológicos da pesquisa-intervenção. A análise evidenciou que a articulação entre essas vertentes promoveu uma abordagem formativa ancorada na mediação, na dialogicidade, na práxis e na compreensão do contexto sociocultural em que os sujeitos estão inseridos. Concluiu-se que a convergência entre tais fundamentos pode contribuir significativamente para a superação de modelos formativos tradicionais, favorecendo o engajamento crítico-reflexivo dos docentes, a valorização do conhecimento situado e a constituição de práticas pedagógicas emancipatórias.
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