CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DOCENTE

Autores

  • Leandro Ferreira de Melo Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2025.v18.n1.a1104

Palavras-chave:

Formação Docente. Materialismo Histórico-Dialético. Pesquisa Crítica de Colaboração.

Resumo

O presente artigo teve por finalidade analisar contribuições teóricas e metodológicas à formação crítica de professores da educação básica, a partir do entrecruzamento entre a Teoria Histórico-Cultural e a Pesquisa Crítica de Colaboração. A problemática que orientou a investigação consistiu em compreender de que modo os princípios da Teoria Histórico-Cultural poderiam potencializar os processos formativos mediados pela Pesquisa Crítica Colaborativa. Para tanto, realizou-se um estudo bibliográfico fundamentado em autores que discutiram os pressupostos epistemológicos da formação docente crítica, os fundamentos da Teoria Histórico-Cultural e os princípios metodológicos da pesquisa-intervenção. A análise evidenciou que a articulação entre essas vertentes promoveu uma abordagem formativa ancorada na mediação, na dialogicidade, na práxis e na compreensão do contexto sociocultural em que os sujeitos estão inseridos. Concluiu-se que a convergência entre tais fundamentos pode contribuir significativamente para a superação de modelos formativos tradicionais, favorecendo o engajamento crítico-reflexivo dos docentes, a valorização do conhecimento situado e a constituição de práticas pedagógicas emancipatórias.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ANTONIO, R. M. Teoria Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica: o desafio do método dialético na didática. Maringá, 2008.

ALMEIDA, L.R. de. Wallon e a Educação. In: Henri Wallon – Psicologia e Educação. São Paulo: Loyola, 2000.

DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: críticas às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.HARVEY, David. Do fordismo à acumulação flexível. In HARVEY, David. Condição pós-moderna. 12. ed. São Paulo: Loyola, 2003.

DUARTE, N. A escola de Vigotski e a educação escolar: algumas hipóteses para uma leitura pedagógica da psicologia histórico-cultural. Psicologia USP, São Paulo, v.7, n.1/2, p.17-50, 1996.

FIDALGO, S e SHIMOURA, A. (orgs). Pesquisa Crítica de Colaboração: Um percurso na formação docente. Ductor, 2007

LA TAILLE, Yves et alii. Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. SP, Summus, 1991.

LIBERALI, Fernanda C. Formação crítica de educadores: questões fundamentais. Taubaté-SP: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2008.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. Lisboa: Presença, 1975.

MORETTI, V. D.; ASBAHR, F. S. F.; RIGON, A. J. O humano no homem: os pressupostos teórico-metodológicos da teoria histórico-cultural. Psicol. Soc. [online]. 2011, vol.23, n.3, pp. 477-485. ISSN 0102-7182. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-71822011000300005.

MAGALHÃES, M.C.C. A negociação de sentidos em formação de educadores e em pesquisa. In: FIDALGO, S.S; SHIMOURA, A.S. Pesquisa Crítica de colaboração: um percurso na formação docente. São Paulo: Ductor, 2006.

MAGALHÃES, M.C.C. Formação Contínua de Professores: Sessão reflexiva como espaço de negociação entre professores e pesquisador externo. In: FIDALGO, S.S; SHIMOURA, A. S. (Orgs). Pesquisa Crítica de Colaboração: um percurso na formação docente. São Paulo: Ductor, 2007.

MAHONEY, A. A. Introdução. In: Henri Wallon – Psicologia e educação. São Paulo: Loyola, 2000.

SCHÖN. D. A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Trad. Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

WALLON, H. Psicologia e Educação da Infância. Lisboa: Estampa. (1975).

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: Primeiras Aproximações. 11ª. ed. Campinas, Autores Associados, 2011.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas. 1987.

VYGOTSKI, L. S. A formação Social da Mente. Livraria Martins Fontes - Editora Ltda. São Paulo - SP 1991. 4ª edição brasileira.

Downloads

Publicado

2025-09-08

Como Citar

Ferreira de Melo, L. (2025). CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA DOCENTE. Revista Ciências Humanas, 18(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2025.v18.n1.a1104

Edição

Seção

Artigo Original