CORDEL SOBRE “CAROLINA MARIA DE JESUS” EM SALA DE AULA

UMA CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO LEITORA

Autores

  • Maria Alzirene Nascimento Silva Unitau
  • Eliana Vianna Brito Kozma UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2024.v17.n1.a996

Palavras-chave:

Decolonialidade, Cultura afro-brasileira, Mediação, Formação Leitora, Cordel

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de leitura do gênero cordel, publicado por Jarid Arraes (2017), acerca da história de vida de Carolina Maria de Jesus, visando ao enriquecimento das práticas pedagógicas em sala de aula  sob uma perspectiva decolonial, antirracista. Como fundamentação teórica, adotamos a abordagem sociocognitiva de leitura que assevera ações para contemplar uma formação leitora mais proficiente, prazerosa e autônoma. Como resultados, esperamos que as vozes manifestadas de cada aluno possam se tornar as mais apreciáveis referências para uma atuação que despreze atitudes preconceituosas e acolha momentos socioculturais, contribuindo para uma identidade negra mais soberana em sala de aula por meio da leitura e da interação. Esta proposta de leitura contribuirá para que se possa estimular cada vez mais o trabalho educacional que vai além de conteúdos pré-estabelecidos pelos currículos e matrizes. Espera-se que o enriquecimento da aula com leitura de cordéis seja um estímulo para os alunos a fim de que possam alcançar seus verdadeiros anseios e aprender, ludicamente, a ressignificar o que ouvem, o que falam, o que fazem e o que sentem.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eliana Vianna Brito Kozma, UNITAU

Mestre em Língua Portuguesa (PUC-SP), Doutora em Linguística Aplicada (PUC-SP), professora assistente doutora da Universidade de Taubaté e editora da revista online Caminhos em Linguística Aplicada. Faz parte do Conselho Editorial da Revista de Extensão da UNITAU e é parecerista Ad hoc da revista Bakhtiniana. Encontra-se exercendo a função de Coordenadora do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Ensino de Língua Materna, e suas publicações versam sobre os seguintes temas: estratégias de leitura, discurso jornalístico, discurso publicitário, gêneros discursivos, linguagem midiática, entre outros.

Referências

ABREU, Márcia. Histórias de cordéis e folhetos. Campinas: Mercado de Letras, 1999

ARRAES, Jarid. Heroínas negras brasileiras: em 15 cordéis. São Paulo: Pólen, 2017.

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum, http:// basenacionalcomum.mec.gov.br, 2016. Acesso em 10 de julho de 2016.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Brasília, DF, 2003.

BARROSO, Maria Helenice. Os cordelistas no Distrito Federal: dedilhando a viola, contando a história. 2006. 168 f. Dissertação (Mestrado em História) ̶ Universidade de Brasília – UNB, Brasília, 2006.

CASCUDO, Luís Câmara. Literatura oral no Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Itatiaia, 1984.

CASHMORE, Ellis. Dicionário de Relações Étnicas e Raciais. São Paulo, Selo Negro/Summus, 2000.

COSCARELLI, Carla Viana (Org). Novas Tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

COSTA, Maria Cristina Castilho. Educação, imagem e mídias. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MOITA LOPES, Luiz Paulo. Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006.

PEREIRA, Edimilson de Almeida. Malungos na escola: questões sobre culturas afrodescendente e educação. São Paulo: Paulinas, 2007.– (Coleção educação em foco. Série educação, história e cultura).

ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. São Paulo: SEE: CENP, 2004.

ROMERO, Sílvio. Estudos sobre a poesia popular do Brasil. Petrópolis, 1977.

SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: Artmed, 1996.

SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2007.

WALSH, Catherine. Lo pedagógico y lo decolonial: Entretejiendo caminos. In: WALSH, Catherine (Ed.). Pedagogías decoloniales: Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Quito: Ediciones Abya-Yala, 2013.

Downloads

Publicado

2024-04-19

Como Citar

Nascimento Silva, M. A., & Vianna Brito Kozma, E. (2024). CORDEL SOBRE “CAROLINA MARIA DE JESUS” EM SALA DE AULA: UMA CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO LEITORA. Revista Ciências Humanas, 17(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2024.v17.n1.a996

Edição

Seção

Artigo Original