A CLÍNICA E A EDUCAÇÃO

bell hooks e Paulo Freire em contextos de psicoterapia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2022.v15.n1.a895

Palavras-chave:

Psicoterapia, Psicologia, Educação, Transdisciplinaridade, Cotidiano

Resumo

O presente ensaio busca, partindo de produções acadêmico-científicas na área da Psicologia acerca de processos clínicos contemporâneos, apropriar-se de conceitos do campo da Educação, nomeadamente da produção de bell hooks (amor) e de Paulo Freire (sonho e boniteza), para promover instrumentos teóricos que permitam abordar tópicos clínicos que decorrem de experiências cotidianas. O olhar transdisciplinar para as ciências humanas permite aumentar o leque de ferramentas na intervenção com sujeitos que vivenciam desafios comuns para profissionais que se dispõem a trabalhar com o objeto de relações interpessoais contemporâneas, permitindo que instrumentos sensíveis, afetivos e acessíveis sejam de imensa importância, independentemente do contexto profissional. A presente reflexão espera, além de promover a aplicação dos termos dispostos no trabalho em um contexto clínico, promover cada vez mais reflexões teórico-profissionais transdisciplinares no campo das ciências humanas.

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Biografia do Autor

Gabriel Barth da Silva, Universidade do Porto

É Mestrando em Sociologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Atua principalmente sobre temas de estudos culturais.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Barth da Silva, G. (2022). A CLÍNICA E A EDUCAÇÃO: bell hooks e Paulo Freire em contextos de psicoterapia. Revista Ciências Humanas, 15(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2022.v15.n1.a895