MONTEIRO LOBATO, A CIÊNCIA E A SUA CONTRIBUIÇÃO CONTRA A CEGUEIRA BOTÂNICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2022.v15.n2.a863

Palavras-chave:

Literatura infantil, Educação, Pedagogia

Resumo

Alguns escritores, como Monteiro Lobato, com significativo conhecimento científico conseguem inserir a ciência nos seus escritos literários, tornando atraente tanto o enredo quanto o conhecimento científico. A interação entre esse tipo de literatura e as diferentes disciplinas ministradas nos ensinos fundamental e médio pode contribuir no aprendizado dos alunos. Diante do exposto, os objetivos desse artigo foram demonstrar que a literatura infantil de Lobato possui conteúdo relacionado à botânica, e exemplificar como ele pode ser usado para tornar a botânica mais atraente ao aluno. Foram analisados 21 livros infantis do escritor, além de textos que analisam como escritor abordava a natureza e a ciência em seus textos. Após a pesquisa documental, foi possível concluir que Monteiro Lobato aborda conceitos de botânica, os quais podem ser usados como prática pedagógica para tornar essa ciência mais atrativa.

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Biografia do Autor

Marcos Roberto Furlan, Universidade de Taubaté

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1981), mestrado em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987) e doutorado em Agronomia (Horticultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente é professor assistente III da Universidade de Taubaté, prof. do curso de Agronomia da Faculdade Integral Cantareira e membro do mestrado em Ciências Ambientais da UNITAU e do mestrado e doutorado em Ciências da Saúde. Consultor ad hoc de Revistas Científicas, Professor e coordenador em cursos de especialização nas áreas de fitoterapia e plantas medicinais. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Plantas Medicinais, atuando principalmente nos seguintes temas: aspectos agronômicos das plantas medicinais, condimentares e aromáticas, etnobotânica e fitoquímica.

Andrea Dantas Souza, Centro Universitário das Américas

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de Taubaté (1998), mestrado em Agronomia - Produção Vegetal pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Sanidade, Segurança Alimentar e Ambiental no Agronegócio pelo Instituto Biológico (2018). Atualmente é docente - FAM CENTRO UNIVERSITÁRIO e Coordenadora do curso de Engenharia Agronômica e professora titular da Associação João Meinberg de Ensino de São Paulo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Botânica, Fisiologia Vegetal e Defesa Fitossanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: etnobotânica, óleos essenciais controle alternativo, crescimento micelial, controle biológico e vida de prateleira

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Publicado

2022-07-05

Como Citar

Aoyama, E. M., Furlan, M. R., & Souza, A. D. (2022). MONTEIRO LOBATO, A CIÊNCIA E A SUA CONTRIBUIÇÃO CONTRA A CEGUEIRA BOTÂNICA. Revista Ciências Humanas, 15(2). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2022.v15.n2.a863