O JECA SEM POSSES

as condições sociais para a transformação do Jeca Tatu em Zé Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2022.v15.n2.a862

Palavras-chave:

Literatura e Política, Estados Unidos, Monteiro Lobato, movimento sanitarista.

Resumo

Neste artigo o objetivo foi analisar o processo, as condições e as referências que o escritor Monteiro Lobato recebeu ao longo do tempo, em uma perspectiva sócio histórica, para compreender como, após ter criado a figura do Jeca Tatu com uma conotação pejorativa do caipira, o escritor criou o Zé Brasil, reabilitando o Jeca e enfatizando a dimensão política. Metodologicamente, a pesquisa foi realizada a partir de análise documental da obra de Monteiro Lobato e de sua produção epistolar. Na revisão da literatura, considerou-se o estudo de sua estadia nos Estados Unidos e de suas impressões acerca das condições norte-americanas para o desenvolvimento. Foi considerado também o contexto de sua produção literária ao criar o Zé Brasil. Concluiu-se que a transformação do Jeca Tatu em Zé Brasil ocorreu no âmbito do processo histórico e da contextualização da trajetória do escritor e de sua busca para compreender e transformar o Brasil. Essa transformação envolve diretamente a questão agrária no país e a busca por alternativas econômicas para o país.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Wellington de Souza, Universidade de Taubaté - UNITAU

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora, (2006), mestre em Ciência da Religião pelo PPCIR da Universidade Federal de Juiz de Fora (2010) com desenvolvimento de trabalho etnográfico sobre catolicismo rural e desagregação social, e doutor em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na Universidade Federal de Juiz de Fora, trabalhando com sociologia da cultura , pensamento social brasileiro e sociologia dos intelectuais, com tese sobre "raça" e "eugenia" na obra de Monteiro Lobato (2017). Atualmente atua como professor convidado no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento da Universidade de Taubaté. 

Referências

Abdala, Rachel Duarte. (2002). Zé Brasil: a questão agrária e a questão literária. novas perspectivas de análise do livreto de Monteiro Lobato. In. IOKOI, Zilda Márcia Gricoli (org.) História e Linguagens. São Paulo: Humanitas.

Azevedo, Carmen Lucia de; Camargos, Marcia; Sacchetta, Vladimir. (1997), Monteiro Lobato: Furacão na Botocúndia. São Paulo, Editora Senac.

Passiani, Enio. (2003) Na Trilha do Jeca: Monteiro Lobato e a formação do campo literário no Brasil. Bauru: EDUSC/ANPOCS.

Sevcenko, Nicolau. (1999) Literatura como Missão: Tensões Sociais e Criação Cultural na Primeira República. São Paulo: Brasiliense.

Obras de Monteiro Lobato:

Lobato, Monteiro. (1972). A Barca de Gleyre. São Paulo: Brasiliense.

Lobato, Monteiro. (1951). América. São Paulo: Brasiliense.

Lobato, Monteiro. (1972). Cartas Escolhidas. São Paulo: Brasiliense.

Lobato, Monteiro. (2010). Cidades Mortas. São Paulo: Editora Globo.

Lobato, Monteiro. (1964). Conferência, Artigos e Crônicas. São Paulo: Brasiliense.

Lobato, Monteiro. (1968). Na Antevéspera. São Paulo: Brasiliense.

Lobato, Monteiro. (1951). Negrinha. São Paulo: Brasiliense.

Lobato, Monteiro. (1956). O Escândalo de Petróleo e Ferro. São Paulo: Brasiliense.

Lobato, Monteiro. (1964). Prefácios e Entrevistas. São Paulo: Brasiliense.

Lobato, Monteiro. (1968). Mister Slang e o Brasil e Problema Vital. São Paulo: Brasiliense.

Lobato, Monteiro. (1951). Urupês. São Paulo: Brasiliense.

Lobato, Monteiro. (1947). Zé Brasil. Rio de Janeiro: Editorial Vitória. Ilustrações de Percy Deanne.

Downloads

Publicado

2022-07-05

Como Citar

Silva, A. L. da, & de Souza, J. W. . (2022). O JECA SEM POSSES: as condições sociais para a transformação do Jeca Tatu em Zé Brasil. Revista Ciências Humanas, 15(2). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2022.v15.n2.a862