LENDO LOBATO NA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2022.v15.n2.a860

Palavras-chave:

Negrinha; Monteiro Lobato; Preconceito; Ensino

Resumo

Este texto pretende apresentar questões relativas à recepção do conto "Negrinha", de Monteiro Lobato, por uma turma de alunos do ETIM de Informática da Etec Abdias do Nascimento, em São Paulo. Para análise da recepção do conto, foram consideradas as reflexões de Rido Cosson sobre letramento literário, o trabalho de Maria Helena Martins sobre leitura, bem como as definições de leitor e leitura escolarizada propostas por Annie Rouxel. Os resultados aqui relatados foram obtidos através de dois encontros presenciais com os alunos na própria Etec. No primeiro dia, os estudantes leram o conto de Lobato e apresentaram suas considerações a respeito da linguagem, enredo, personagens e interpretação do texto. No segundo dia, os alunos discutiram o contexto histórico de criação de "Negrinha" e voltaram ao conto para outras considerações. Através da análise dos posicionamentos dos estudantes, buscou-se verificar se eles percebem o texto como racista ou como denúncia da situação preconceituosa à qual o negro era submetido na sociedade.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Tatiane Cristina Costa, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho - UNESP

Professora do Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza e Doutoranda da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp, campus de Assis.

Francine Ricieri, Universidade Federal de São Paulo - Unifesp

Docente na área de Estudos Literários na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Guarulhos UNIFESP, Departamento de Letras. E-mail: francinericieri@gmail.com

Referências

Cosson, R. (2014). Letramento literário: teoria e prática. Versão ebook. São Paulo: Ed. Contexto.

Costa, T.C. da (2020). Negrinha na sala de aula: estímulo ao preconceito ou à reflexão? [Dissertação de Mestrado em Letras - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos].

Lobato, J.B.M. (2008). Negrinha. 2.ed. São Paulo: Editora Globo.

Martins, M.H. (1982). O que é leitura. São Paulo: Editora Brasiliense.

Rouxel, A.; Rezende, N.L. de (org.). (2013). Leitura subjetiva e ensino de literatura. 1.ed. São Paulo: Editora Alameda.

Downloads

Publicado

2022-07-05

Como Citar

Costa, T. C., & Ricieri, F. (2022). LENDO LOBATO NA ESCOLA. Revista Ciências Humanas, 15(2). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2022.v15.n2.a860