OLHARES NETNOGRÁFICOS SOBRE CULTURA, DESENVOLVIMENTO E AÇÕES COLETIVAS NO VALE DO PARAÍBA

netnografia de dinâmicas culturais no Vale do Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2121.v14.n2.a752

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Dinâmicas Culturais, Agentes Públicos e Sociais, Vale do Paraíba e Litoral Norte, Netnografia

Resumo

A partir das discussões e ações da rede colaborativa Observatório da Paisagem do Vale do Paraíba (SP) sobre a cultura e o patrimônio cultural, e entendendo a cultura como instância ativa da formação social e base para o desenvolvimento regional, busca-se encaminhar uma discussão sobre dinâmicas culturais e ações coletivas na região em foco, por meio dos primeiros resultados de um inventário de atores sociais e ações coletivas em curso, por meio da netnografia adotada como metodologia de levantamento de informações, segundo variáveis de caracterização dos agentes e critérios de análise pré-estabelecidos. O artigo conflui para um ensaio de discussão acerca da necessária elevação da ação sociocultural ao status de consciência política e força de resistência e transformação.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Bianca Siqueira Martins Domingos, Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional na Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP (2019 - ) com bolsa CAPES e disciplinas cursadas como Aluna Especial no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH - USP) e no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI (2013-2015) com bolsa CAPES e FAPEMIG. Graduada em Administração pelo Centro Universitário Teresa DÁvila - UNIFATEA (2009-2012) com bolsa CNPq (PIBITI e ATNM). Coordenadora de Relações Institucionais, do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER/Periódicos Científicos e Professora Titular no Centro Universitário Teresa DÁvila - UNIFATEA, na disciplina de Metodologia de Pesquisa. Docente Colaboradora no Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional) em Design, Tecnologia e Inovação no UNIFATEA. Diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação na Prefeitura Municipal de Lorena, São Paulo (vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação) (2017 - 2018). Professora orientadora de projetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio - PIBIC-EM - CNPq. Participa dos Grupos de Pesquisa do Núcleo de Extensão, Pesquisa Ação, Cartografias Sociais e Metodologias Participativas da UNIVAP e do Grupo Projeto de Produto e Tecnologias Sociais do UNIFATEA. Atua nos campos de Planejamento Urbano e Regional, Direito à Cidade e Intervenções Artísticas Urbanas.

Cilene Gomes, Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1983), mestrado e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (1994, 2001). Estágios de pós-doutorado concluídos no Instituto de Pesquisa e Planejamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2014) e no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PLUR) da Universidade do Vale do Paraíba (2017). Atualmente é docente-pesquisadora do PLUR da Universidade do Vale do Paraíba e é coordenadora do Observatório Regional do Vale do Paraíba e Litoral Norte, sediado no Núcleo de Estudos do Espaço Urbano e Regional (NEEUR). Tem experiência no campo do ensino e pesquisa na área de Arquitetura e Urbanismo, Geografia Humana e Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos urbanos e regionais, planejamento urbano e regional, urbanização, metropolização e regionalização, rede urbana, cidades, sociedade da informação e comunicação, geotecnologias, participação social, cidadania, metodologia científica e psicologia social.

Bianca Marques Costa Nogueira, Universidade do Vale do Paraíba - UNIVAP

Graduanda em História na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Bolsista de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Referências

Abreu, J. R. (2015). Região Metropolitana desafio da gestão regional: um estudo de caso da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte - SP. Dissertação de mestrado. Universidade do Vale do Paraíba, São José dos Campos, SP, Brasil.

Canclini, N. G. (1989) Culturas híbridas – estrategias para entrar y salir de la modernidad. México: Editorial Grijalbo.

Cardoso, J. B. (2008). Hibridismo cultural na América Latina. Itinerários, 27 (Jul./Dez), 79-90.

Chardin, P. T. (1941). Reflexões sobre o progresso. Conferência em Pekin.

Durant, W. (s.d.) As condições da civilização. A História da Civilização: Nossa herança oriental. (edição original, 1935). Rio de Janeiro: Record.

Emplasa. Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. (2011). [Estudo Técnico]. São Paulo: Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano.

Faria, H. (2001, jan). A cultura como desafio. Cadernos Le Monde Diplomatique. São Paulo: Instituto Pólis / Veraz / Abaporu.

Guimarães, S. P. (2004, Outubro-Novembro). A vulnerabilidade ideológica e a hegemonia cultural. Bonifácio. Instituto José Bonifácio, Brasília, N.5.

Icomos. (2008, outubro) Declaração de Québec sobre a preservação do “Spiritu loci”. 16ª Assembleia Geral do ICOMOS, Québec, Canadá

Kozinets, R. V. (2014). Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso.

Lencioni, S. (2017) Metrópole, metropolização e regionalização (1 ed.). Rio de Janeiro: Consequência Editora.

Magnani, J. G. C. (1984). Festa no pedaço: cultura popular e lazer na cidade. São Paulo: Brasiliense.

Magnani, J. G. C. (2002, junho) De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, 17(49), 11-29.

Martins, J. S. (2000). A Sociabilidade do Homem Simples. São Paulo: Hucitec.

Prigge, W. Metropolização. In: Pallamin, V. M. (2002). Cidade e cultura: esfera pública e transformação urbana. São Paulo: Estação Liberdade.

Santos, A. P. (1999). Inventário digital e modelos historiográficos para urbanização e arquitetura. Tese de doutoramento, São Paulo: FAU/ USP.

Santos, M. (2000). Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro – São Paulo: Record.

Santos, M. (2002). O país distorcido: o Brasil, a globalização e a cidadania. (Organização, apresentação e notas de Wagner Costa Ribeiro). São Paulo: Publifolha.

Santos, M. (2014). Espaço e Método. São Paulo: EDUSP.

Silva, S. A. (2015) Desvelando a Netnografia: um guia teórico e prático. Intercom, 38 (2), 339-342. Recuperado em 17 fevereiro, 2021, de https://www.scielo.br/pdf/interc/v38n2/1809-5844-interc-38-02-0339.pdf.

Unesco, B. (2003) Políticas culturais para o desenvolvimento: Uma base de dados para a cultura. Brasília, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-08-09

Como Citar

Siqueira Martins Domingos, B., Gomes, C. ., & Marques Costa Nogueira, B. (2021). OLHARES NETNOGRÁFICOS SOBRE CULTURA, DESENVOLVIMENTO E AÇÕES COLETIVAS NO VALE DO PARAÍBA: netnografia de dinâmicas culturais no Vale do Paraíba. Revista Ciências Humanas, 14(2). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2121.v14.n2.a752