"SE ESTÁ FÁCIL... ESTÁ ERRADO"

representações sociais da Matemática em memes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a704

Palavras-chave:

Representações Sociais. Matemática. Memes.

Resumo

Analisamos representações sociais acerca da Matemática, em uma leitura semiótica, presente em memes que circulam na internet e/ou redes sociais. Na interpretação constituída, partimos do pressuposto de que a forma de representação "de" e "sobre" Matemática contribui, mesmo que ingenuamente, para o fortalecimento de estereótipos e estigmas de como as pessoas se relacionam com este campo de conhecimento. Em termos de referenciais teóricos, buscamos correlacionar a teoria das representações sociais com o ideário que naturaliza as dificuldades como sendo algo comum e, portanto, passível à todos. A metodologia, de abordagem qualitativa, em uma análise semiótica dos signos, sentido e significados implícitos nas imagens dos memes se coloca como fundamento para descortinar as formas de pensamento e ideário social da relação das pessoas com a Matemática. Com base na experiência analítica aqui compartilhada, enfatizamos que apesar do modo irônico que nos convida a rir, os memes acabam por contribuir para uma visão cristalizada de que a Matemática é para poucos. Em síntese, a linguagem deste gênero releva representações que a sociedade tem do que seja aprender (ou não), bem como ainda que saber Matemática envolve, no modelo escolar capitalista-excludente, uma relação de poder.

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Biografia do Autor

Klinger Teodoro Ciríaco, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar - Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas - DTPP - CECH

Professor Adjunto do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos-SP; Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática do Instituto de Matemática – INMA/UFMS, Campo Grande-MS. Líder do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar). 

Fernando Schlindwein Santino, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP, Presidente Prudente-SP.

Mestrando em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" – FCT/UNESP, Presidente Prudente/SP; Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí. Integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

Danielle Abreu Silva, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos-SP.

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, São Carlos/SP, na linha de pesquisa "Educação em Ciências e Matemática"; Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Câmpus Naviraí. Integrante do "MANCALA - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática, Cultura e Formação Docente" (CNPq/UFSCar).

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Publicado

2021-07-21

Como Citar

Teodoro Ciríaco, K., Schlindwein Santino, F. ., & Abreu Silva, D. (2021). "SE ESTÁ FÁCIL. ESTÁ ERRADO": representações sociais da Matemática em memes . Revista Ciências Humanas, 14(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a704

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