OS BENEFÍCIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO MONITORAMENTO DE MÍDIAS SOCIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a623

Palavras-chave:

Monitoramento de mídias sociais, Inteligência artificial, Mídias sociais

Resumo

O presente estudo busca apresentar a inteligência artificial (IA) como uma alternativa para agilizar o trabalho de monitoramento dos dados nas mídias sociais. Com o crescente volume de informações gerada pelo usuário, a área ganha mais importância a cada ano e precisa evoluir de acordo com as novas tecnologias disponíveis no mercado. Para isso, foi realizada pesquisa com abordagem qualitativa e revisão bibliográfica sobre o cenário da internet no Brasil, no contexto das mídias sociais e monitoramento, seguida de conceitualização da inteligência artificial nas visões de Norvig (2013) e Lima (2014). Passa-se, então, para o entendimento de algumas áreas dessa ciência e os caminhos para solucionar o problema apresentado. Como resultado, o estudo aponta para a possível utilização das soluções de IA dentro de cada etapa do processo de monitoramento, como polarização, tagueamento e análise de conteúdos em fotos e vídeos. Apresenta também a utilização da inteligência artificial nos três momentos principais do monitoramento das mídias sociais: antes, com o planejamento das ações e análise de concorrência; durante, com o foco no atendimento ao consumidor e identificação de oportunidades de negócio; e, depois, com a geração e análise de relatórios. A utilização desta tecnologia tem como propósito tornar mais rápido e eficiente a estruturação de dados e a tomada de decisão do usuário. A pesquisa traz da IA assuntos como o processo de aprendizagem de máquina, utilização de redes neurais artificiais e deep learning.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kaique dos Santos Oliveira, Digital Data Lab

Formado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade pela Faculdade Anhanguera Jacareí (2013) e especialista em Análise de Inteligência de Negócio pelo Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação (2017). Possui experiência em planejamento de marketing, pesquisa e análise de dados. Atuou como professor convidado na Fundação Armando Alvares Penteado durante 4 anos (2016-2019), com participação em cursos de extensão e pós-graduação. Palestrou sobre marketing e análise de dados em organizações como: Amcham-Brasil, MiSanja, Atech, Universidade de Taubaté, Universidade do Vale do Paraíba, Faculdade Bilac e Anhanguera Educacional. Atualmente exerce a função de analista de negócios senior, na Focusnetworks.

Referências

ARAUJO, Ronaldo; STEIMER, Dora. Análise da Informação. In: SILVA, Tarcízio; STABILE, Max. Monitoramento e pesquisa em mídias sociais: metodologias, aplicações e inovações. São Paulo: Uva limão, 2016.

BURGER, Luciana. Perspectivas do cenário digital. ComScore, 2017.

COPELAND, Michael. What’s the Difference Between Artificial Intelligence, Machine Learning, and Deep Learning? NVIDIA. July, 29, 2016.

DATTA, Shoumen Palit Austin. The Elusive Quest for Intelligence in Artificial Intelligence. Massachusetts Institute of Technology. 2016.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GLAUNER, Patrick Oliver; STATE, Radu. Deep learning concepts from theory to practice. Security and Trust Ju. University of Luxembourg. January, 19, 2016.

GOODFELLOW, Ian; BENGIO, Yoshua; COURVILLE, Aaron. Deep learning. MIT Press, 2016.

LAKE, Brendem M; ULLMAN, Tomer D; TENENBAUM, Joshua, B; GERSHMAN, Samuel J. Building machines that learn and think like people.

LIMA, Isaías. Inteligência artificial. 3. ed. Campus, 2014.

RUSSELL, Stuart; NORVIG, Peter. Inteligência artificial. 3 ed, Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

SILVA, Tarcízio; STABILE, Max. Monitoramento e pesquisa em mídias sociais: metodologias, aplicações e inovações. São Paulo: Uva limão, 2016.

______. Para entender o monitoramento de mídias sociais. Bookess, 2012.

Downloads

Publicado

2021-03-22

Como Citar

Oliveira, K. dos S. (2021). OS BENEFÍCIOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO MONITORAMENTO DE MÍDIAS SOCIAIS. Revista Ciências Humanas, 14(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a623

Edição

Seção

Artigo Original