ANÁLISE DE PRODUTOS EDUCACIONAIS ELABORADOS NO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS DA UFSCar E NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UFOP

Bruno Castro, Paulo Oliveira, Douglas Tinti

Resumo


Este artigo tem por objetivo apresentar uma análise de produtos educacionais elaborados a partir das dissertações produzidas em dois Programas de Pós-Graduação na modalidade de Mestrado Profissional. Com base nos requisitos para uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica, o mapeamento das produções acadêmicas da UFSCar e UFOP foi obtido pela consulta às bases de dados disponibilizadas nos respectivos sites institucionais, considerando o período de 2010 a 2017 enquanto recorte temporal. Desse modo, o corpus de análise foi composto por 75 dissertações desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da UFSCar (Campus de Sorocaba e São Carlos), especificamente da área de Matemática, conjuntamente com 95 dissertações desenvolvidas no Mestrado Profissional em Educação Matemática (PPGEDMAT) da UFOP. A análise dos produtos educacionais no programa PPGECE revelou, entre outros resultados, uma concentração de estudos no Ensino Médio com ênfase em conteúdos de função e geometria. Já a análise do PPGEDMAT evidenciou uma diversidade de temas e formatos de produtos, sendo expressiva a presença de algumas tendências da área de Educação Matemática. Contudo, concluímos que, no âmbito da gestão dos Mestrados Profissionais, seja necessário o desenvolvimento de ações constantes e articuladas, visando o diálogo e a circulação dos produtos educacionais nas escolas da Educação Básica.


Palavras-chave


Mestrados Profissionais; Produto Educacional; Educação Matemática; Ensino de Ciências Exatas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n2.a584

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