As classes multisseriadas e o Programa Escola Ativa: índices educacionais no município de Chapadinha – MA

Autores

  • Neldan de Araujo Oliveira
  • Roseli Albino dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2013.v6.n1.a58

Palavras-chave:

Educação do Campo, Classes Multisseriadas, Escola Ativa, Práticas Pedagógicas

Resumo

Este artigo traz à reflexão a situação vivida nas escolas do campo em especial as de classes multisseriadas. Apresenta a Escola Ativa como um programa voltado para a aplicação de metodologia educacional que busca produzir inovações pedagógicas adequadas para professores e alunos que compõem essas classes. Tem como objetivo verificar como se comportaram os índices educacionais das classes multisseriadas a partir da implantação do Programa Escola Ativa - PEA no Município de Chapadinha – MA. Faz um apanhado histórico sobre o Programa e sua implantação no Brasil. Para isso, buscou-se fundamentação nos documentos e Leis nacionais que norteiam a Educação do Campo e normalizam a Escola Ativa e em teóricos que discutem o tema. O método utilizado foi a pesquisa bibliográfica e documental (análise dados estatísticos fornecidos pelo MEC e pela Inspeção Escolar do Município). A pesquisa demonstra uma redução nos índices de repetência e evasão escolar após a implantação do PEA.

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Biografia do Autor

Neldan de Araujo Oliveira

Roseli Albino dos Santos

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Publicado

2013-07-05

Como Citar

Oliveira, N. de A., & Santos, R. A. dos. (2013). As classes multisseriadas e o Programa Escola Ativa: índices educacionais no município de Chapadinha – MA. Revista Ciências Humanas, 6(1). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2013.v6.n1.a58