AS CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO COMO PONTO DE PARTIDA E DE CHEGADA NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO DA UEMS: REVELAÇÕES E DISPOSIÇÕES A FAVOR DOS PROCESSOS FORMATIVOS

Sandra Sousa, Eliane Greice Nogueira, Cristiane Ribeiro Rocha

Resumo


O artigo tem como objetivo analisar as concepções de formação evidenciadas nas propostas de intervenção elaboradas na linha de pesquisa Formação de Professores e Diversidade, no período de 2014 a 2018, no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Como procedimentos metodológicos, foram analisados os resumos e as propostas de intervenção de 38 dissertações, à luz dos estudos sobre formação e desenvolvimento profissional docente. Como resultados, aponta-se que, embora haja trabalhos que evidenciam uma concepção de aprendizagem docente em uma perspectiva não transmissiva e verticalizada, persiste a predominância, nas propostas de intervenção, de uma concepção de formação pautada na racionalidade técnica, denominada por Marilyn Cochran-Smith e Susan Lytle de conhecimento-para-a-prática, construída em torno da ideia de cursos, palestras ou oficinas. Conclui-se que as propostas de intervenção, como produção acadêmica que têm alcançado uma importante visibilidade nas secretarias estadual e municipal de educação de Campo Grande/MS, precisam contribuir para uma mudança de compreensão dos processos formativos, visando a construção de redes colaborativas de aprendizagem e socialização dos conhecimentos produzidos por docentes sobre sua prática profissional, para que não sejam tão-somente pontos de chegada, ou seja, que não permitam a partir delas avanços nas concepções de formação dos mestrandos e dos responsáveis pela formação continuada no estado.

 


Palavras-chave


Mestrado Profissional em Educação. Proposta de intervenção. Concepções de formação.

Texto completo:

PDF

Referências


AGUENA, Patrícia Nogueira. O ensino de artes visuais para alunos cegos na escola comum: retratando trajetórias e experiências. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2015.

ARRUDA, Mareide Lopes. O ritmo e o tom da atuação do coordenador pedagógico no contexto do programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e o desenvolvimento profissional docente em Aquidauana/MS. 2016. 148f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2016.

BANZATTO, Mireli Figueiredo Chaves. A arte de semear saberes: contribuições para a formação sensível do artista docente. 2016. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2016.

BEZERRA, Kleiton Ramires Pires. Alfabetização cartográfica a partir do esporte de orientação. 2018. 152 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2018.

BORGES, Fabiana Aparecida Cáceres. Práticas pedagógicas e formação de professores de jovens de 15 a 17 anos em distorção idade/ano: diálogos com docentes no cotidiano escolar. 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2018.

CABRAL, Maria Arlete Leite Ribeiro. Os dilemas de uma coordenadora pedagógica frente aos desafios e possibilidades no/do/com o cotidiano escolar narrados em um diário. 2017. 153 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2017.

CARR, Wilfred; KEMMIS, Stephen. Becoming critical: education, knowledge and action research. London: The Falmer Press, 1986.

CORREIA, José Alberto; LOPES, Amélia; FELGUEIRAS, Margarida Louro. Análise de necessidades na formação profissional de professores. Porto: ME / DEB, 1994.

COSTA, José Aparecido. O Atendimento Educacional Especializado do estudante com deficiência visual: entre o braile e as tecnologias computacionais. 2016. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2016.

CRISTALDO, Andréia Laura. A implementação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos-PNEDH no estado de Mato Grosso do Sul. 2015. 148 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2015.

CUORE, Raul Enrique Cuore. Professores de matemática de escolas públicas estaduais de Campo Grande/MS, a lei federal nº 10.639/2003 e a etnomatemática: uma articulação possível? 2016. 194 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2016.

FERREIRA, Maria Cícera. Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (2014-2024): atendimento educacional especializado na educação infantil. 2018. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2018.

HENKIN, Rosana Monti. Formação de professores(as) em gênero, raça e etnia: contribuições do projeto gênero e diversidade na escola. 2015. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2015.

GALVÃO, Paulo Eduardo Silva. A escolarização do estudante com deficiência intelectual: os cadernos escolares como recursos didáticos em análise. 2016. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2016.

GONÇALVES, Yong Shim. Cadernos de alunos (des)velam: o que há de pantaneiro na escola pantaneira? 2018. 178 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2018.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2002

KELLERMANN, Celi Traude. As narrativas de professoras alfabetizadoras desvelando as implicações da Provinha Brasil. 2016. 157 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2016.

LEAL, Sanderson Pereira. Educação, currículo e diferenças: uma análise da temática indígena no referencial curricular e nos livros didáticos do ensino médio de Mato Grosso do Sul. 2018. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2018.

LIMA, Edinalvo Raimundo de. A formação de professores no Plano de Ações Articuladas (PAR): a materialização das ações na rede municipal de ensino de Bataguassu-MS. 2015. 170 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2015.

LOUREIRO, Maristela Sanchez. A dança no currículo de Educação Física: pressupostos e análise do projeto político pedagógico de cinco escolas de Campo Grande-MS. 2018. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2018.

LUIZ, Dalila. A prática pedagógica de professores Terena: o uso de “temas geradores” no processo de alfabetização. 2016. 111 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2016.

MACIEL, Aline Mara Alves. O trabalho didático da escola de tempo integral na escolarização do aluno com deficiência intelectual. 2015. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2015.

MARECO, Maria Joana Durbem. Avaliação Nacional da Alfabetização sob a ótica das formações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no estado de Mato Grosso do Sul entre os anos de 2013 a 2016. 2018. 156 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2018.

MARQUES, Edilmar Galeano. O Serviço de Informação Profissional na Escola Estadual Hércules Maymone, Campo Grande/MS. 2015. 137 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2015.

MONTEIRO, José Carlos. O processo de inclusão de crianças com deficiência na educação infantil: desafios da prática pedagógica. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2015.

NOGUEIRA, Melissa Azevedo A formação de professores de música no Estado de Mato Grosso do Sul e o diálogo com a educação básica. 2017. 203 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2017.

RIBEIRO, Fernando Fidelis. Uma escalada sinuosa pelo terreno das narrativas (auto)biográficas em busca da (re)constituição docente frente a alunos com altas habilidades/superdotação. 2017. 177 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2017.

RIBEIRO, Lindalva Souza. A prática docente sob o olhar das crianças: o que vivem e o que expressam. 2014. 142 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2014.

AUTORA 3.

SALGADO, Roberta de Souza. Relações de gênero e sexualidade: vozes de professores/as do 9º ano do Ensino Fundamental, Campo Grande, MS. 2018. 105 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2018..

SILVA, Dayse Centurion da. O Plano de Desenvolvimento da Escola como estratégia de democratização da gestão escolar: limites e possibilidades. 2016. 120f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2016.

SILVA, Franciele Cristina da. O atendimento educacional especializado para estudantes com deficiência auditiva/surdez: o uso das tecnologias assistivas. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2018.

SILVA, Lenine Ferreira da. Coordenador pedagógico: a formação continuada na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS. 2016. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2016.

SILVA, Rosa Maria. Educação do campo & educação em tempo integral nas escolas municipais rurais de educação integral Monte Azul e Eutrópia Gomes Pedroso, Corumbá/MS. 2017. 140 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2017.

SILVA SOBRINHO, Karine. Jovem indígena Terena de Mato Grosso do Sul: identidade, formação e trajetória. 2016. 94f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2016.

AUTORA 1

AUTORA 1; AUTORA 2

STREIT, Rosa Neiva. Provinha Brasil: um estudo sobre a sua aplicação em escolas da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande /MS. 2018. 137 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2018.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL. Cursos de Pós-Graduação: Interações com a Sociedade. 2019a. Disponível em: http://www.uems.br/pos_graduacao/detalhes/educacao-campo-grande-mestrado-profissional/interacoes_sociedade Acesso em: 27 mar. 2019.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL. Cursos de Pós-Graduação: Banco de Teses e Dissertações. 2019b. Disponível em: http://www.uems.br/pos_graduacao/detalhes/educacao-campo-grande-mestrado-profissional/teses_dissertacoesAcesso em: 27 mar. 2019.

VENTURA, Micilene Teodoro. O processo de alfabetização na concepção dos professores Terena da Aldeia Bananal. 2015. 146 f.

VIEIRA, Mauricio Macedo. Percursos da implantação do projeto Traje: Travessia Educacional do Jovem Estudante Campo-grandense na escola Municipal Osvaldo Cruz em Campo Grande/MS. 2015. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2015.

VILAMAIOR, Maria Elisa. Rodas de leitura na primeira infância: formação de leitores e valores humanos em uma escola municipal de Campo Grande, MS. 2018. 245 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2018.

VILELA, André Afonso. Diálogos hermenêuticos e narrativas autopoiéticas sobre o desenvolvimento profissional docente no/do início da docência. 2015. 141 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2015.

ZEICHNER, Ken. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-504, set./dez. 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n2.a530

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Revista Ciências Humanas

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Revista Ciências Humanas - eISSN: 2179-1120




Programa Anti-plágio utilizado:

CopySpider