AS CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO COMO PONTO DE PARTIDA E DE CHEGADA NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO DA UEMS: REVELAÇÕES E DISPOSIÇÕES A FAVOR DOS PROCESSOS FORMATIVOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n2.a530

Palavras-chave:

Mestrado Profissional em Educação. Proposta de intervenção. Concepções de formação.

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar as concepções de formação evidenciadas nas propostas de intervenção elaboradas na linha de pesquisa Formação de Professores e Diversidade, no período de 2014 a 2018, no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Como procedimentos metodológicos, foram analisados os resumos e as propostas de intervenção de 38 dissertações, à luz dos estudos sobre formação e desenvolvimento profissional docente. Como resultados, aponta-se que, embora haja trabalhos que evidenciam uma concepção de aprendizagem docente em uma perspectiva não transmissiva e verticalizada, persiste a predominância, nas propostas de intervenção, de uma concepção de formação pautada na racionalidade técnica, denominada por Marilyn Cochran-Smith e Susan Lytle de conhecimento-para-a-prática, construída em torno da ideia de cursos, palestras ou oficinas. Conclui-se que as propostas de intervenção, como produção acadêmica que têm alcançado uma importante visibilidade nas secretarias estadual e municipal de educação de Campo Grande/MS, precisam contribuir para uma mudança de compreensão dos processos formativos, visando a construção de redes colaborativas de aprendizagem e socialização dos conhecimentos produzidos por docentes sobre sua prática profissional, para que não sejam tão-somente pontos de chegada, ou seja, que não permitam a partir delas avanços nas concepções de formação dos mestrandos e dos responsáveis pela formação continuada no estado.

 

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Biografia do Autor

Sandra Sousa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Pedagoga, mestre e doutora em Educação, especialista em alfabetização, coordenação pedagógica e gestão escolar. Professora da Faculdade de Educação da Universidade 
Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisas em Narrativas 
Formativas (Gepenaf)

Eliane Greice Nogueira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Doutora em Educação, professora do Programa de Pós´-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Narrativas Formativas (Gepenaf).

Cristiane Ribeiro Rocha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Educação (UFMS), Mestre em Educação (UEMS), pedagoga, professora da rede municipal de ensino de Campo Grande/MS, pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Narrativas Formativas (Gepenaf)

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Publicado

2019-08-31

Como Citar

Sousa, S., Nogueira, E. G., & Rocha, C. R. (2019). AS CONCEPÇÕES DE FORMAÇÃO COMO PONTO DE PARTIDA E DE CHEGADA NO MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO DA UEMS: REVELAÇÕES E DISPOSIÇÕES A FAVOR DOS PROCESSOS FORMATIVOS. Revista Ciências Humanas, 12(2), 174-188. https://doi.org/10.32813/2179-1120.2019.v12.n2.a530