APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO DA SEGURANÇA DOS ALIMENTOS

Nadielle A. Monteiro De M. Torres, Sávia Cristina Vidal, Tiago Cesar Fuzaro

Resumo


Esse artigo relata uma experiência que foi aplicada em uma escola particular do interior do estado de São Paulo, em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental II, sobre o desenvolvimento de um projeto intitulado “Segurança dos Alimentos”.  O qual foi desenvolvido por meio da metodologia ativa denominada Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP). O objetivo desse trabalho foi de promover um processo de ensino e de aprendizagem que relacione o conteúdo adquirido em sala de aula com a realidade vivida pelos alunos, além de desenvolver habilidades e competências, como a autonomia, o pensamento crítico e o trabalho em equipes. Para tal desenvolvimento, os alunos se dividiram em grupos e foram desafiados a pesquisar, visitar estabelecimentos comerciais de produção e venda de alimentos, realizar entrevistas e produzir um vídeo final sobre o tema. O projeto foi divido em três etapas, que se realizaram em um período de dois meses. A motivação e engajamento dos alunos durante a realização das atividades, foram fatores fundamentais na construção dos conteúdos de aprendizagem e desenvolvimento de habilidades e competências transversais.


Palavras-chave


Segurança dos Alimentos. ABP. Ensino e de Aprendizagem.

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DOI: http://dx.doi.org/10.32813/rchv11n22018artigo8

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Revista Ciências Humanas - eISSN: 2179-1120




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