ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DO JOGO XADREZ NO ÂMBITO ESCOLAR

  • Daniel Silva Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências
  • Estaner Claro Romão Departamento de Ciências Básicas e Ambientais - Escola de Engenharia de Lorena - Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Ensino de matemática. Recursos pedagógicos. Jogos. Xadrez.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar as contribuições no âmbito escolar de uma intervenção pedagógica usando o jogo Xadrez como recurso pedagógico, considerando o referencial adotado e uma aplicação real por meio de um projeto escolar. Os participantes dessa pesquisa são 29 alunos, com idades entre 11 e 12 anos, do 6º ano de uma escola pública municipal. Constatado inicialmente por meio de avaliações, observações e relatórios, graves problemas de aprendizagem, pouca motivação, falta de concentração e consequentemente a indisciplina, foi desenvolvido o jogo Xadrez nas aulas de matemática como tentativa de amenizar os problemas previamente verificados e contribuir para um ensino mais efetivo de matemática. O projeto foi efetivamente realizado em três etapas em um período de oito meses. A análise dos resultados leva em consideração as médias escolares dos participantes ao longo do processo e os relatórios desenvolvidos nos conselhos escolares. Dessa forma, pode-se comprovar que as atividades escolares que envolvem o jogo Xadrez apresentam resultados satisfatórios no que tange ao desenvolvimento pleno dos estudantes.

Biografia do Autor

Daniel Silva, Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências
Licenciado em Matemática. Mestre em Ciências. Professor da Rede Pública Municipal de Taubaté-SP.
Estaner Claro Romão, Departamento de Ciências Básicas e Ambientais - Escola de Engenharia de Lorena - Universidade de São Paulo
Licenciado em Matemáitca. Mestre e Doutor em Engenharia Mecânica. Livre Docente em Cálculo.

Referências

ABREU, A. R. O jogo de regras no contexto escolar: uma análise na perspectiva construtivista. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo: 1993

ANASTASIOU, L. G. C. Metodologia do Ensino Superior: da prática docente a uma possível teoria pedagógica. IBPEX, Curitiba, 1998.

ARAÚJO, A. A. O xadrez como atividade lúdica na escola: uma possibilidade de utilização do jogo como instrumento pedagógico no processo ensino aprendizagem. Disponível em: <http://xadrezfarese.blogspot.com.br/2009/09/artigo-o-xadrez-como-atividade-ludica.html>. Acesso em: 24 fev. 2017.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Editora Plátano, 2003.

BECKER, Idel. Manual de Xadrez. 7ª edição. São Paulo: Ed. Nobel, 1978.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HAYTHORNTHWAITE, C. KAZMER, M. M., ROBINS, J. and SHOEMAKER, S. Community development among distance learners: temporal and technological dimensions. JCMC, 2000.

MITRE, S. M. I.; SIQUEIRA-BATISTA, R.; GIRARDIDE MENDONÇA, J. M.; MORAISPINTO, N. M.; MEIRELLES, C.A.B.; PINTO-PORTO, C.; MOREIRA, T.; HOFFMANN, L. M. Al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciências e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, 2008. Disponível em: http://www.redalyc.org/redalyc/pdf/630/63009618.pdf. Acesso em: 11/09/2016.

MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

OLIVEIRA, C. A. S; CASTILHO, J. E. O xadrez como ferramenta pedagógica complementar na educação matemática. 2009. Disponível em: Acesso em 09 dez. 2015.

PIMENTA, C. J. C. Xadrez: esporte, história e sua influência na sociedade. Disponível em http://www.cex.org.br. Acessado em 15 mar. 2006.

RÊGO, R. G.; RÊGO, R. M. Matemática ativa. João Pessoa: Universitária/UFPB, INEP: Comped, 2000.

REZENDE, S. Xadrez pré-escolar: uma abordagem pedagógica. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2005.

SILVA, D. F.; ROMÃO, E. C. A importância dos jogos matemáticos como recurso metodológico de ensino. Revista Espacios, n. 2, jan. 2016, p. E-2. Disponível em: <http://www.revistaespacios.com/>. Acesso em: 10 jan. 2016.

Publicado
2018-06-30