DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, SOCIAL E TECNOLÓGICO: SOB UMA PERSPECTIVA DOS INDICADORES

Autores

  • Adriana Prest Mattedi Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI
  • Avelino Natal Bazanela Júnior Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI
  • Flaviana Totti Custódio dos Santos Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI
  • Samanta Borges Pereira Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2015.v8.n2.a284

Palavras-chave:

Desenvolvimento econômico, Desenvolvimento social, Desenvolvimento tecnológico

Resumo

Este artigo tem por objetivo comparar os indicadores econômicos, sociais e tecnológicos Produto Interno Bruto (PIB), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Índice de Progresso Social (IPS), Exportação de Alta Tecnologia em Valores Monetários (EATVM) e Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), contextualizando o desempenho de cada indicador de países como China, Coreia do Sul, Noruega, Nova Zelândia, Estados Unidos, Filipinas e Brasil, além de suas convergências e divergências no contexto desses indicadores, sob a ótica do desenvolvimento econômico, tecnológico e social. Por fim, são tecidas considerações em caráter de síntese sobre a situação do desenvolvimento econômico nesses países frente aos indicadores estudados.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Samanta Borges Pereira, Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI

Discente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Bolsista de Mestrado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). MBA pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Graduada em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pesquisa na área de Desenvolvimento e Tecnologias. Experiência em Gestão de Compras, Gestão de Sistemas de Informação e Gestão Operacional.

Downloads

Publicado

2015-12-25

Como Citar

Prest Mattedi, A., Natal Bazanela Júnior, A., Totti Custódio dos Santos, F., & Borges Pereira, S. (2015). DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, SOCIAL E TECNOLÓGICO: SOB UMA PERSPECTIVA DOS INDICADORES. Revista Ciências Humanas, 8(2), 101-116. https://doi.org/10.32813/2179-1120.2015.v8.n2.a284