Formação Inicial de Professores no Brasil e o caso de um programa inovador

Autores

  • Gisela Wajskop Núcleo de Estudos e Pesquisas e Desenvolvimento Profissional Docente - Programa De Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo http://orcid.org/0000-0002-6427-6212

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2015.v8.n1.a250

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores. Programa Inovador de Formação de Professores. Estratégias de Formação de Professores. Cursos de Pedagogia.

Resumo

Resumo: Este artigo discute alguns dos obstáculos encontrados atualmente na formação inicial de professores do Brasil a partir de uma análise histórica de algumas das características associadas à expansão da educação básica. Além disso, apresenta dados sobre o perfil dos estudantes que ingressaram em cursos de licenciatura nos últimos dez anos e aponta para deturpações sobre eles em cursos de ensino superior. Essas representações idealizadas têm sido a base para a concepção e implementação de programas e projetos educacionais afirmativos voltados para a inclusão de calouros atuais em cursos de formação de professores do ensino superior. Como contraponto ao fracasso da formação generalizada em relação ao desenvolvimento econômico do Brasil e dos investimentos no setor, este artigo fornece um modelo inovador de formação docente para a reflexão, que foi usado ao longo dos últimos 12 anos, em um momento em que o autor dirigiu, projetou, e ministrou disciplinas em um curso privado sem fins lucrativos na cidade de São Paulo. Além disso, sugere, com base nesta experiência educacional, que a solução para a formação de professores no Brasil está associada a uma ampla reforma do sistema educacional do país.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gisela Wajskop, Núcleo de Estudos e Pesquisas e Desenvolvimento Profissional Docente - Programa De Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Gisela Wajskop is Graduated in Social Sciences at the Faculty of Philosophy and Human Sciences of University of São Paulo (1984 ), Master of Education in History, Politics and Society at the Catholic University of São Paulo (1990 ) and PHD in Education at the Faculty of Sciences of Education of University of São Paul0 (1996 ) in partnership with the Université Paris XIII/France . She was Professor at The Catholic University of São Paulo (1985 to 1996). Professor and Principal of Pedagogy's courses of Institute Singularidades (ISESP) of São Paulo from 2001 to 2013. Member of the National Curriculum Reform of Basic Education (1996 - 2001). Ministry of Education Staff from 1996 to 2001,when she was the principal of Early Childhood Education's programs from 1998 to 2000. She worked preparing sources and materials to the early childhood education, and she participated in the development in many early childhood programs and teachers education. She was supervisor at various research projects in the area of teacher education, early childhood education and literacy. Actually she is a Counselor of many Early Learning Centers in a São Paulo suburb's area and also she is part of the publishing Committee of The "Patio Educação Infantil" that's a Brazilian's Journal of Childhood Education. She's living in Toronto Canadá as a Visiting Scholar at Ontario Institute for Studies in Education - OISE of University of Toronto. 

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Wajskop, G. (2015). Formação Inicial de Professores no Brasil e o caso de um programa inovador. Revista Ciências Humanas, 8(1), 6-16. https://doi.org/10.32813/2179-1120.2015.v8.n1.a250