A ESCASSEZ DE BIBLIOGRAFIAS PARA ASSESSORIAS DE IMPRENSA NA ÁREA ESPORTIVA

  • Ana Amélia de Barros Marques Andrade

Resumo

Assessorias de imprensa especializadas em esportes têm crescido vertiginosamente nos últimos anos. Esse número será ainda maior à realização da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 no Brasil. Com o crescimento desse novo nicho de mercado, têm surgido novas oportunidades para os jornalistas nas assessorias, ao contrário da realidade das redações de televisão, rádio, jornais e revistas. Uma das causas desse crescimento é a propagação acelerada da internet, principalmente dos sites especializados e da evolução das mídias sociais. Em contrapartida à oferta de vagas no mercado, os assessores de imprensa esportivos possuem um grandedesafio: conquistar maior espaço nas mídias especializadas para as modalidades esportivas olímpicas e não olímpicas, brigando diariamente com um grande concorrente: o futebol. Porém, o profissional das assessorias especializadas em esportes está preparado para conquistar esse espaço? O mercado editorial daatualidade possui publicações especializadas para oferecer aos jornalistas o conteúdo necessário para desenvolver esse trabalho? Os iniciantes neste nicho de mercado conseguem adquirir conhecimento de assessoria de imprensa esportiva nabibliografia disponível hoje? Para responder essas e outras perguntas, este estudo baseia-se em uma pesquisa bibliográfica sobre assessoria de imprensa e jornalismo esportivo, com objetivo principal de confirmar se existe demanda para novaspublicações sobre o tema. Através da pesquisa e baseado nos conceitos apresentados por estudiosos do assunto, esperamos ter, ao final deste trabalho, embasamento teórico e conteúdo necessário para sustentar a tese sobre a escassez de bibliografias para assessoria de imprensa na área esportiva.
Publicado
2012-11-13
Seção
Artigo