Famílias: uma experiência de trabalho com grupo

Autores

  • Mônica Maria Nunes da Trindade Siqueira Universidade de Taubaté

DOI:

https://doi.org/10.32813/2179-1120.2008.v1.n2.a200

Resumo

Este artigo aborda uma experiência de intervenção com grupos tendo como perspectiva o trabalho sócio educativo com famílias. Esta experiência foi construída ao longo da minha atuação com grupos de famílias em vulnerabilidade social, assessorias para equipes de profissionais (assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais) que possuem em sua prática a abordagem grupal e na docência ministrando a disciplina de Supervisão Acadêmica de Estágio.As políticas sociais brasileiras se apresentam hoje como mecanismos compensatórios de enfrentamento da pobreza embora a proposta seja deste enfrentamento. Neste contexto o assistente social sempre ocupou um lugar na execução das políticas sociais e hoje com os avanços da profissão tem construído e aperfeiçoado instrumentos técnico-operativos para uma atuação mais competente voltada para a conquista dos direitos e da cidadania da população.Neste sentido as diversas expressões da questão social apresentada ao assistente social vêm exigindo respostas concretas principalmente no que se refere à intervenção profissional.A proposta é apresentar uma estratégia de como trabalhar com famílias em grupo de forma global integrando a discussão de temas, a dinâmica interna do grupo e a individuação de seus membros e propor procedimentos de planejamento das ações com grupos.Abordo concepção de grupo, a família como participante ativa do grupo, as dificuldades dos profissionais na coordenação dos grupos, a importância da definição dos objetivos profissionais para o trabalho e as dimensões a serem trabalhadas no grupo e a sua operacionalização.Este trabalho se dirige aos assistentes sociais e profissionais que tem em sua atuação o trabalho com grupos.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mônica Maria Nunes da Trindade Siqueira, Universidade de Taubaté

Assistente Social, Mestre em Psicologia da Educação pela PUC SP, com a pesquisa intitulada: A formação do assistente social: a afetividade na supervisão de estágio, Especialista em Terapia Familiar e de Casal e em Recursos Humanos e formada em Direito.

Downloads

Publicado

2008-11-29

Como Citar

Siqueira, M. M. N. da T. (2008). Famílias: uma experiência de trabalho com grupo. Revista Ciências Humanas, 1(2). https://doi.org/10.32813/2179-1120.2008.v1.n2.a200